Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Tel Aviv, em Israel, às 14h12 do horário de Brasília de terça-feira (10/10) com os primeiros 211 brasileiros resgatados após os ataques do Hamas. O voo, que deve durar 14 horas, tem chegada prevista em Brasília às 4h de quarta-feira (11/10).
O governo priorizou o embarque de famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência e enfermos. No entanto, os nomes dos passageiros não foram divulgados por questões de segurança.
A operação de repatriação, chamada de Operação Voltando em Paz, prevê mais quatro voos saindo de Tel Aviv até sábado (14/10). Esses voos têm como destino o Rio de Janeiro e São Paulo, com escalas em Lisboa (Portugal), Ilha do Sal (Cabo Verde) e Recife.
Até o momento, 1,7 mil brasileiros solicitaram expatriação ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) através de um formulário disponibilizado pelo governo.
A ação do governo também inclui instruções sobre como chegar ao Aeroporto Ben-Gurion e recomenda o embarque em voos comerciais disponíveis nesta situação.
O governo está analisando um plano de evacuação para os brasileiros que estão na Palestina e desejam deixar a Faixa de Gaza ou a Cisjordânia.
Estima-se que 14 mil brasileiros vivam em Israel e 6 mil na Palestina, a maioria fora da área de conflito. O número de mortos em Israel e na Faixa de Gaza já ultrapassa mil pessoas.
No primeiro voo da FAB, destacou-se a presença de três brasileiros de Sorocaba, São Paulo, que estavam em Israel para celebrar uma festa religiosa quando foram surpreendidos pelos ataques do Hamas. O grupo, composto por 11 turistas, desembarcará em uma base aérea em Brasília e seguirá para Sorocaba em um voo fretado pela prefeitura local.