
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão comunicou que uma mulher, com 70 anos ou mais, que morreu no ano passado, teria sido o primeiro caso de uma doença infecciosa provocada pelo vírus Oz no país e o primeiro no mundo também.
De acordo com o Ministério, a mulher morreu de miocardite ou inflamação dos músculos cardíacos, na província de Ibaraki, ao norte de Tóquio. Ela tinha dado entrada ao hospital se queixando de febre e fadiga. Na época, foi achado um carrapato picando a parte superior da perna.
O governo informa que é o primeiro caso decorrente de uma infecção pelo vírus Oz, seja fatal ou não. O contágio pelo vírus não provoca necessariamente a morte, uma vez que, testes de anticorpos em amostras de sangue no Japão indicam a presença de pessoas infectadas pelo carrapato.
Carrapato
Não se sabe ao certo como uma pessoa contrai o vírus, porém a picada de carrapatos portadores do vírus é um motivo provável.
Em 2018, no Japão, foi a primeira vez que o vírus foi detectado em um tipo específico de carrapato duro. Esse tipo de carrapato é achado na região de Kanto, que inclui Tóquio, nas regiões central e oeste do país.
O Ministério da Saúde está recomendando que as pessoas usem blusas e calças compridas quando forem a áreas verdes, em que há chance de ter carrapatos.