
A produção de chocolate cresceu 6% em 2023, segundo dados da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), em levantamento de janeiro a dezembro de 2023.
No Dia Mundial do Chocolate, celebrado em 7 de julho, que marca a introdução do chocolate na Europa, o queridinho de muitos doceiros segue evoluindo em produção e consumo. Das 760 mil toneladas produzidas em 2022, o país saltou para 805 mil toneladas.
Além da produção, o consumo também aumentou no período. Passou de 3,6 kg por pessoa em 2022, para 3,9 kg em 2023. Esse consumo, aumentado em datas como feriados em que as pessoas compartilham e presenteiam aqueles que amam com o doce.
De acordo com Jaime Recena, Presidente Executivo da Abicab, “esse aquecimento está calcado numa indústria que oferece produtos de várias gramaturas, tamanhos, sabores e atende às diferentes faixas de consumidores. É também uma indústria de grande capilaridade. Oferece produtos que chegam a todas as cidades do país, apesar das dimensões continentais do território nacional”, finaliza.
Ao todo, o país também exportou 43 mil toneladas do produto (contra 37 mil ton. em 2022) e importou 20 mil ton. (contra 17 mil ton. em 2022). Pelo segundo ano consecutivo, a ICCO (Organização Internacional do Cacau) concedeu ao Brasil o certificado de país exportador de cacau 100% fino e de aroma.