A rede 5G, completou neste sábado (6) dois anos de operação no Brasil, presente em 589 municípios brasileiros – superior às metas fixadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A tecnologia hoje atende a 27,9 milhões de usuários, tendo chego nos municípios da região há pouco mais de um ano, em abril do ano passado, em uma rápida expansão. A meta da Anatel na época era de trazer a tecnologia por completo para a região até em 2026.
Segundo a Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e conectividade, as prestadoras não apenas cumpriram a meta de 2024, como anteciparam mais de 70% das metas para 2025. Atualmente, todas as cidades com mais de 500 mil habitantes têm pelo menos uma operadora que oferece o 5G.
Desde 2021, quando começaram os investimentos na tecnologia, as operadoras investiram R$116 bilhões. Por operar em frequências altas, o 5G requer antenas de pequeno porte, o que leva à necessidade de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G.
Na mesma data no ano passado, o 5G era oferecido a pouco mais de 10 milhões de usuários em 150 cidades. Segundo a Conexis, de lá para cá, mais de 1 milhão de linhas por mês foram habilitadas para a tecnologia.