
Neste sábado (14) parte dos brasileiros tiveram a oportunidade de observar um eclipse solar anular, isto acontece quando a Lua cobre o astro, deixando assim um aro de fogo ao seu redor.
Como já havia sido divulgado, nem todas as regiões do Brasil, conseguiriam ver todo o esplendor deste fenômeno, e nem por muito tempo, devido as condições climáticas. Alguns locais viram de forma parcial e em outras total.
Porém, o Observatório Nacional transmitiu ao vivo o fenômeno pelo YouTube. Uma edição especial do evento virtual – “O céu em sua casa: observação remota”.
Durante a transmissão, a astrônoma, Josina Nascimento falou sobre a importância deste momento em que os olhos do mundo estarão voltados para o céu para observar um deslumbrante espetáculo: o eclipse anular do sol. Como foi destacado pelo Observatório, este fenômeno astronômico ocorre quando a lua passa entre a Terra e o sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda, e só foi visível em algumas regiões do Brasil, especialmente, no Norte e Nordeste.
Ainda no decorrer da transmissão, astrônomos profissionais e curiosos destas regiões e de brasileiros que moram em outros países participaram compartilhando imagens do fenômeno, entre eles, Colômbia, Califórnia, entre outros.


