
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta em que indica que um novo ciclone extratropical deve atingir a região do Brasil. Isso pode ocasionar chuvas fortes nos três estados da região inferior do país, além de outros estados como o estado de São Paulo.
Seguindo as informações do Inmet, estes sinais meteorológicos podem resultar em uma passagem de uma frente fria entre o fim do domingo, véspera de Natal, e o decorrer da segunda-feira, dia de Natal, pela Região Sul do País. Além disso, a previsão ainda ressalta o risco de chuva forte, ventos acima de 70 km/h e granizo.
Na terça-feira (26), o leste da Região Sul e os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro podem sofrer com ventos fortes. O deslocamento do ciclone sobre o oceano cria um sistema de alta pressão, com vento frio e seco, o que contribui para a queda nas temperaturas nos três estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e em parte de São Paulo.
O meteorologista Caio Guerra, da Defesa Civil de Santa Catarina, alertou sobre o tempo instável e as consequências que as pessoas devem se atentar. “Estas condições podem provocar transtornos como destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica, assim como alagamentos e enxurradas pontuais”, disse.
O Rio Grande do Sul já sofreu com ciclone este ano, mais precisamente em setembro. Cerca de 70 municípios foram atingidos, ocasionando mais de 50 mortes e quase 5 mil desabrigados.