O Governo de São Paulo e a concessionária de energia ISA CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) assinaram um protocolo de intenções que visa a preservação da biodiversidade e a ampliação da cobertura verde no estado de São Paulo. A assinatura ocorreu durante a COP 28 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Dubai.
O plano tem o objetivo de criar novos corredores ecológicos para a conservação da vegetação nativa da Mata Atlântica. O documento prevê o compartilhamento de informações técnicas, estudos, levantamentos, dados e mapas. A parceria tem um prazo de 12 meses, com a possibilidade de renovação.
“O protocolo assinado com a ISA CTEEP é um importante passo para a concretização desses corredores, já que sinaliza viabilização, em termos práticos, de uma parceria que deverá resultar no avanço em regeneração que nós, da Semil, projetamos no plano estadual lançado em junho último”, explica o subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade em nota oficial.
Os corredores ecológicos são uma ferramenta importante para a conservação da biodiversidade e o bem-estar humano. Eles fornecem um habitat para a vida selvagem, ajudam a controlar a erosão e as inundações e melhoram a qualidade do ar e da água.
O estado de São Paulo possui corredores ecológicos como o Carlos Botelho – Jurupara, a Estação Experimental Itapeti – Parque Natural Afonso de Mello e o Corredor Ecológico Santa Genebra – Ribeirão Cachoeira, que liga a Mata de Santa Genebra, em Campinas, à APA Campinas, em Souzas. Ele tem uma extensão de cerca de 20 quilômetros e atravessa as bacias hidrográficas do Rio Atibaia e do Rio Jaguari.