sexta-feira, 22 novembro 2024
POLITICA

Tarcísio defende sustentabilidade, inovação e ação conjunta entre estados do Sul e Sudeste

O governador de São Paulo participou do 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, em Belo Horizonte
Por
Henrique Fernandes
Foto: Governo do Estado de São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reforçou neste sábado (3), durante encerramento do 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), a importância da inovação na construção de políticas públicas por parte dos estados.

Tarcísio destacou o fato de o tema estar presente em todos os Grupos de Trabalho que ocorreram durante o encontro.

“A inovação vai ser algo cada vez mais presente na nossa vida e na construção de boas políticas públicas. Nós não vamos, por exemplo, superar a questão do sub-financiamento da saúde sem inovação, sem tecnologia. Nós não vamos vencer a guerra da segurança pública, que já não guarda separação de fronteiras, sem compartilhamento de informação, sem integração e sem uso da tecnologia”, afirmou o governador.

Tarcísio disse ainda que o Cosud buscará uma relação republicana com o governo federal, para discutir assuntos como habitação, segurança pública, sustentabilidade, educação e saúde.

Os governadores presentes no evento assinaram uma carta na qual reforçam os compromissos de atuação conjunta e cooperativa, em defesa da liberdade e da geração de emprego e renda.

O texto também traz o interesse dos estados em participarem das discussões sobre a Reforma Tributária, além do compromisso firmado em temas como a paz no campo e na cidade e a responsabilidade fiscal.

” A gente tem tudo para ser protagonista nesse processo de transição de economia marrom para economia verde, de transição energética, de produção de biocombustíveis, de geração de créditos de carbono a partir das iniciativas de reflorestamento”, disse Tarcísio.

No encontro, os governadores assinaram um Protocolo de Intenções de formalização do Consórcio Sul e Sudeste e os projetos de lei de ratificação. Agora, eles esperam que os Poderes Legislativos dos estados apreciem essa medida e, partir de então, nascer formalmente o Cosud, o maior Consórcio de estados do Brasil que foi criado em 2019. O próximo encontro do grupo será em São Paulo, dentro de 90 dias.

O principal objetivo do Cosud é consolidar a agenda de cooperação entre os governos estaduais do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais. Com uma população de 119 milhões de habitantes, as duas regiões concentram 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também