
Nesta segunda-feira, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou um balanço que indicou que as vendas de automóveis aumentaram em 9,22% de janeiro a agosto deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022.
Os números de emplacamentos também cresceram. Foram 973 mil nos primeiros oito meses do ano passado, já em 2023 a soma chegou a 1,063 milhão.
Mesmo com o aumento no período, o mês de agosto registrou retração de 1,1%, com 153,4 mil automóveis vendidos. Andreata Jr, presidente da Fenabrave, explica que a queda aconteceu por conta do fim dos descontos oferecidos através de medida provisória.
“As medidas provisórias foram muito importantes para aquecer, momentaneamente, o mercado”, afirmou executivo.
Andreata ainda complementou a explicação dizendo que a dificuldade na liberação de créditos afeta muito o mercado. “Notamos que, nas últimas semanas, houve uma deterioração acentuada na liberação de crédito, com um aumento de cerca de 20% nas recusas de fichas de financiamento por parte das instituições financeiras”, disse.
Mesmo também passando pela dificuldade com a liberação de créditos, o mercado das motos ainda cresceu durante os primeiros oito meses do ano. O aumento foi de 21,17% nas vendas, com o emplacamento de 1,045 milhão de unidades.
Por outro lado, as vendas dos caminhões caíram 16,66% no acúmulo de janeiro a agosto, registrando a venda de 67,4 mil unidades. O presidente da Fenabrave opinou que programas de financiamento anunciados recentemente pelo governo federal devem beneficiar o setor.