
O verão no Hemisfério Sul começou neste domingo (21) e deve ser marcado por temperaturas acima da média e chuvas abaixo do esperado na Região Sudeste, de acordo com a previsão divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Para os estados do Sudeste, a tendência é de um período mais seco em comparação com a média climatológica. A previsão indica que os volumes de chuva podem ficar até 100 milímetros abaixo da média histórica do trimestre, especialmente em áreas de Minas Gerais, como a região central do estado, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Calor acima da média
Além da redução das chuvas, o Inmet aponta que as temperaturas devem ficar acima da média climatológica, com elevação de até 1°C em relação aos valores históricos. O cenário reforça a sensação de calor intenso durante os próximos meses, característica típica da estação, mas com maior impacto em áreas urbanas.
Estação favorece mudanças rápidas
O verão segue até o dia 20 de março de 2026 e, apesar da previsão de menos chuva no Sudeste, o período é conhecido por mudanças rápidas nas condições meteorológicas. Episódios de chuvas intensas em curto período, rajadas de vento, queda de granizo e descargas elétricas podem ocorrer de forma pontual.
Segundo o Inmet, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as precipitações de verão costumam estar associadas à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema que pode provocar períodos de chuva persistente quando ativo.
Outras regiões
Enquanto o Sudeste deve enfrentar um verão mais seco, o Inmet prevê chuvas acima da média nas regiões Norte e Sul do país. Já no Nordeste, a tendência é de precipitações abaixo da média em grande parte dos estados, com exceção de áreas do norte da região. No Centro-Oeste, a previsão aponta volumes próximos à média histórica, com exceção do oeste do Mato Grosso, onde pode chover mais.
Características do verão
A estação é marcada por dias mais longos, maior incidência solar e elevação das temperaturas em todo o país. Em média, os maiores volumes de chuva no verão costumam ocorrer nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde estão os biomas Amazônia e Pantanal, que vivenciam seu período chuvoso nesta época do ano.
*Com informações da Agência Brasil





