sábado, 13 setembro 2025
TRADIÇÃO

11º Encontro de Veículos Antigos agita Santa Bárbara d’Oeste

Mais do que uma exposição de automóveis com mais de 30 anos de existência, o evento é uma experiência completa
Por
Andressa Oliveira
Mais do que uma exposição de automóveis com mais de 30 anos de existência. Foto:Reprodução/TV Todo Dia Ana Machado

Santa Bárbara d’Oeste recebe neste fim de semana o 11º Encontro de Veículos Antigos, um dos eventos mais aguardados por apaixonados por clássicos sobre rodas. A programação teve início neste sábado (13) e continua no domingo (14), a partir das 9h, no Complexo Usina Santa Bárbara, no bairro Residencial Dona Margarida.

Com entrada solidária, mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, o evento reúne cultura, história e diversão para toda a família. A arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade do município.

Mais do que uma exposição de automóveis com mais de 30 anos, o evento é uma experiência completa: praça de alimentação com food trucks, mercado de pulgas, espaço infantil, shows musicais ao vivo e até uma seleção especial de flashback com DJ.

Evento para todas as gerações

O público compareceu em peso neste sábado, e o clima nostálgico tomou conta da Usina. Para muitos visitantes, os carros não são apenas máquinas, mas parte da história da família.

“Todo ano a gente vem. A Maria Clara, minha neta, adora os carros antigos. No ano passado tirou várias fotos e já queria voltar. Eu também gosto muito, meu pai e meus irmãos sempre gostaram de carros antigos”, contou Maria Regina.

Já o comerciante e colecionador Kelvin Gomes de Oliveira trouxe sua relíquia: um Ford Landau 1980. “Comprei esse carro antes de casar e usei até no casamento. Hoje, fazem ofertas, mas não vendo de jeito nenhum. Ele faz parte da nossa história”, disse, orgulhoso.

Comerciante e colecionador Kelvin Gomes de Oliveira trouxe sua relíquia: um Ford Landau 1980. Foto:Reprodução/TV Todo Dia Ana Machado

Relíquia internacional: caminhão do 11 de setembro

Um dos grandes destaques da edição é um caminhão americano de bombeiros que participou do rescaldo do atentado de 11 de setembro, em Nova York. O veículo foi importado por uma família brasileira e atraiu a atenção do público.

“Descobrimos essa história por meio da internet e de contato com um ex-capitão do Corpo de Bombeiros dos EUA. Ele mesmo confirmou que o caminhão esteve nas Torres Gêmeas”, revelou Lucas Ometto, dono do veículo. “Não mexemos em nada nele, só lavamos. É uma relíquia. Hoje usamos só para passeios e eventos.”

Caminhão americano de bombeiros que participou do rescaldo do atentado de 11 de setembro, em Nova York. Foto:Reprodução/TV Todo Dia Ana Machado

Música e solidariedade

A programação musical do sábado animou os visitantes com apresentações das bandas Black Opala, Uppercut, GTC, Single Pop e o tradicional flashback do DJ Poti, que encerrou a noite com hits nostálgicos.

Para Adriano Poti, organizador e membro do Clube Air Cooled SBO, o evento é resultado de uma década de paixão. “É gratificante ver o crescimento. Começamos pequenos e hoje temos apoio da Prefeitura e um público fiel. Nosso maior orgulho é a arrecadação solidária. No ano passado foram quase 7 toneladas de alimentos, e queremos superar isso neste ano”, afirmou.

A expectativa é que o domingo receba ainda mais visitantes. “Tradicionalmente, o domingo é o dia mais cheio. Começamos cedo e encerramos com sorteios e confraternização”, completou Poti.

Adriano Poti, organizador e membro do Clube Air Cooled SBO. Foto:Reprodução/TV Todo Dia Ana Machado

Gastronomia, artesanato e atrações para todos

O evento também conta com uma praça de alimentação diversificada, com opções que vão desde espetinhos e hambúrgueres artesanais até churros, crepes, tapiocas e gelatos.

Há ainda o Espaço da Economia Criativa, com 21 expositores locais oferecendo artesanato, acessórios, doces e produtos autorais.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também