
O mês de novembro se aproxima, e mais uma edição do Novembro Azul O Jogo/Colorado já está sendo preparada. Neste ano, o tradicional evento, que inclui uma partida de futebol, será realizado no dia 9 de novembro, das 8h às 12h, na Arena Colorado, no bairro Conserva, o antigo Estádio Victório Scuro.
A campanha mundial dedicada à conscientização sobre o câncer de próstata tem forte adesão em Americana e chega à sua 14ª edição em 2025.
Ao lado do médico Rogério Panhoca, o apresentador da TV TODODIA, Zaramelo Jr., é o precursor e organizador do movimento na cidade. “Aqui em Americana não havia nenhuma ação nesse sentido, e como eu passei pela doença, eu tive o diagnóstico em 2010 e fiz a cirurgia em 2011, eu vi a necessidade de passar para as pessoas, em especial ao público masculino, a importância do exame de prevenção”, contou o jornalista.
Troca de sabão em pó por camiseta da campanha
Durante o evento, acontecerá a tradicional troca de sabão em pó pela camiseta da campanha. O modelo deste ano já foi divulgado pelos organizadores. A camiseta será entregue mediante a doação de, no mínimo, dois quilos do produto. Mesmo doando uma quantidade maior, cada pessoa poderá retirar apenas uma camiseta. Todas as arrecadações serão destinadas a entidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa.

Além do jogo, estão sendo preparadas outras atividades para o dia, com profissionais da área da saúde que realizarão verificação de pressão arterial e oferecerão orientações médicas. “O jogo de futebol é o pano de fundo, porque muita gente confunde. ‘É o jogo Novembro Azul’. Não, o jogo faz parte da campanha Novembro Azul”, explicou Zaramelo.
A partida contará com a presença de Zé Teodoro, Fumagalli, Aritana, Edinho, Diego Jussani e Felipe Trevizan, todos moradores de Americana. Outros grandes nomes do futebol brasileiro também podem participar, mas ainda não estão confirmados.
Vouchers de exames gratuitos
Outro serviço que será ofertado é o exame gratuito de PSA (Antígeno Prostático Específico), teste de sangue utilizado para detectar possíveis alterações na próstata. Os 50 primeiros homens acima de 45 anos, que não possuam plano de saúde, poderão retirar um voucher do exame para realizá-lo sem custo.
A novidade deste ano será a realização de sorteios. Quem fizer a doação do sabão em pó poderá pegar um número e participar. Dez barris de chope de cinco litros já estão confirmados como prêmios e outras premiações ainda serão definidas.
Participação das mulheres
Embora a campanha seja voltada aos homens, a organização destaca que a participação das mulheres é essencial, especialmente por influenciarem na decisão de procurar um médico.
Segundo Zaramelo, 40% do público que vai ao evento nos últimos anos é feminino. “A mulher, do jeitinho dela, tem um poder de convencimento gigantesco com o marido, o pai, o irmão”, destacou.





