sábado, 28 setembro 2024
SAÍDAS TEMPORÁRIAS

172 beneficiados pela última saidinha estão foragidos na região; 3.942 retornaram para as unidades prisionais

Detentos em regime semiaberto receberam o benefício entre os dias 11 e 17 de junho
Por
Isabela Braz
Foto: Manuel Carlos Montenegro/Agência Brasil

Após o fim das saídas temporárias na última segunda-feira (17), dos 3.942 detentos em regime semiaberto nas unidades prisionais de Campinas, Hortolândia e Sumaré, 172 não retornaram, sendo considerado agora foragidos.


A última saída temporária aconteceu entre os dias 11 e 17 de junho, sendo essa a segunda vez que o benefício foi concedido neste ano. Segundo a SAP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária), de 2.114 reeducandos na cidade de Campinas, 84 não retornaram. Na cidade de Hortolândia saíram 1.924, sendo que 87 não retornaram. Em Sumaré saíram 76 e apenas um não retornou.”É importante lembrar que quando o preso não retorna à Unidade Prisional, é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto, ou seja, quando recapturado, volta ao regime fechado”, disse a secretaria em nota.


O estado de São Paulo manteve as saídas, seguindo a “questão jurisdicional”. De acordo com o TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), ainda não houve alterações na portaria nº 02/2019 do Deecrim (Departamento Estadual de Execução Criminal) que regulamenta as saídas temporárias.
Caso não haja essa mudança de portaria, reeducandos em regime semiaberto devem ter uma nova “saidinha” entre os dias 17 e 23 de setembro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também