Na manhã deste domingo (23), foi realizada a 1ª Corrida de Rua Mercadão da Cidade, evento que reuniu esporte e solidariedade, já que aconteceu prol da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Santa Bárbara d’Oeste.
A corrida visou apoiar a instituição com o levantamento de recursos financeiros para a continuidade do trabalho feito com quase 600 alunos, de 0 a 68 anos, com deficiência intelectual, múltipla ou Transtorno do Espectro Autista, que recebem atendimento nas áreas de assistência social, saúde e educação.
A iniciativa começou desde o ano passado, com os professores da APAE, Fagner Orlandini e Lúcia, que procuraram Daniel Rober e Anito Pinheiro, que levaram a ideia ao secretário de esportes, Vinícius Furlan, que gostou e buscou o apoio do Mercadão da Cidade como patrocinador e local do evento.
“Quando o Vinícius nos convidou a fazer esse apoio para a APAE, nós não pensamos duas vezes”, relatou assim o sócio proprietário do mercadão, Luís Antônio Penteado.
Com objetivo de conseguir 400 inscrições, a corrida foi um sucesso e registrou o número de 480 inscritos, entre corredores individuais e equipes.
“É uma prova que veio para ficar, a gente já vislumbra ela crescendo, com novas ideias para o ano que vem. Se Deus quiser, vamos forte para deixar ela plantada no nosso calendário”, disse Furlan.
Inclusive, o secretário participou como corredor. “Meu desempenho poderia ter sido melhor, percurso difícil, muitas subidas, mas tá bom, fiz ali entre 27 e 28 minutos. Sobrevivemos!”, realou o secretário, bem humorado.
Quem também correu foi o prefeito Rafael Piovezan, que mostrou satisfação com a realização e o propósito da corrida. “Um evento esportivo como esse e a gente conseguindo conjugá-lo em prol da APAE, eu acho que é fundamental. Ajuda na parte esportiva, ajuda quem gosta do lazer e ajuda a APAE, que presta um serviço fundamental”, enfatizou ele.
Com distância estipulada de 5 km, a largada e a chegada aconteceram no Mercadão da Cidade de Santa Bárbara, que fica localizado na região central do município. O trajeto passou pela Vila Siqueira Campos, Residencial Furlan, Avenida da Saudade, Jardim Colina e Vila Grego.
Foram dadas duas largadas. A primeira muito especial, com os alunos da APAE em 22 triciclos. Em sequência, ocorreu a largada oficial dos atletas, por volta das 7h30.
Todos os participantes receberam medalha. Divididos nas categorias masculino e feminino, os 10 melhores colocados foram premiados com troféus e presentes especiais. As três equipes que inscreveram mais atletas também receberam um troféu.
Sem diferença de altura no pódio entre os competidores, a grande vitória dessa corrida foi colocar em prática o termo “inclusão”.
“O nosso foco sempre é a inclusão. A inclusão da pessoa com deficiência na rede de ensino, no esporte, na arte, no trabalho, enfim, em todas os setores que as pessoas não deficientes têm acesso”, explicou Lidia Bogoto de Oliveira, coordenadora geral da APAE de Santa Bárbara.
Ao final foi divulgado o cheque simbólico de R$ 27 mil, que representou o valor total que será destinado aos cofres da instituição.
Premiação esportiva
Mesmo com a ação social como foco, a competição não deixa de existir. Por isso, os 10 melhores resultados entre os homens e as mulheres foram premiados. São eles:
MASCULINO
1º Gustavo Pereira
2º Altair Rotta
3º Silvestre Elias
4º Barnabé Gomes
5º Aleilton dos Santos
6º Rafael Cordeiro
7º Renan Oliveira
8º Luís Tavares
9º João Paulo Santos
10º Adimilson Santos
FEMININO
1º Natália Painelli
2º Daniela Trindade
3º Alexandra Wenzel
4º Gisele C. Gonçalves
5º Bruna Ricci
6º Maria de Fátima Silveira
7º Karina Simeone
8º Carla Carbinato
9º Inês Flávia
10º Denise Euzebio
Entre as equipes, as três com mais participantes presentes foram:
1º Lentos e Violentos
2º Bora lá
3º Raia 1