Santa Bárbara d’Oeste recebe neste final de semana a Virada Cultural Paulista, que proporcionará 24 horas ininterruptas de cultura e lazer. A edição de 2018 do evento começa às 18h deste sábado (24) e tem na programação 36 atrações de diversas expressões artísticas, entre elas Emicida, banda Single Pop, Orquestra Ninho Musical e Maria Rita. Todas as atividades são gratuitas.
A Virada Cultural Paulista é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, produção da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e apoio do SESC-SP.
A Virada Cultural começa às 18h deste sábado (24) e segue até o domingo (25), às 18h30. As apresentações acontecem no CSU (Centro Social Urbano), Teatro Municipal “Manoel Lyra”, Estação Cultural e Praça Central.
A abertura oficial do evento acontece no Teatro Municipal Manoel Lyra com a Orquestra Ninho Musical e um festival de dança com inúmeras academias locais. As atrações principais subirão ao palco do CSU. Maria Rita, premiada recentemente no Grammy Latino, faz o seu show às 23h59 do sábado (24), enquanto Emicida encerra o evento no domingo (25), às 18h30.
Além eles, o CSU receberá a banda Single Pop, CPK Rock Band, Bad e Max de Castro, no sábado, e Grupo Tô Suave e Maglore, no domingo.
DIA E NOITE
A Estação Cultural vai virar com a Noite do Rock até às 5 horas e segue pela manhã com apresentações culturais diversas até 11h30. No domingo (25) a Praça Central recebe o brilho do evento a partir das 13h com capoeira, carnaval e apresentações dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
Durante a Virada Cultura haverá, também, intervenções como a Cidade Mirim – de educação no trânsito -, biblioteca itinerante e contação de histórias com Cia Xekmat.
A Feira de Artesanato terá uma edição na Virada no CSU, em ambos os dias, durante a programação. Com muitos trabalhos novos e feitos à mão, os artesãos barbarenses comercializarão crochê, guardanapos pintados e bordados, patchwork, bonecos e fantoches de pano, acessórios em macramê, peças decorativas em biscuit, peças decorativas em mosaicos e pintura, acessórios de cabelo, bijouterias, sabonetes e aromatizantes, peças com produtos reciclados e couro e filtro dos sonhos, caricatura, café gourmet, bonecos em amigurumi, costura criativa com bolsas e acessórios, acessórios em capim dourado, bidu gourmet, produtos feitos em EVA e tapetes de retalho.
Os participantes poderão aproveitar os food trucks instalados no CSU e a Feira Livre na Estação Cultural. O esquema de segurança contará com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil, além de seguranças e brigadistas particulares.
No CSU é proibida a entrada de pessoas portando qualquer tipo de bebida, recipientes, isopor e cooler, objetos cortantes e substâncias ilícitas. É permitida a entrada com alimentação especial para bebês, crianças e pessoas com dietas restritas.