A 2ª etapa do Festival Paralímpico “Loterias Caixa 2023” aconteceu neste sábado (23) no Ginásio “J.J Bellani”, em Santa Bárbara d’Oeste. O evento, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, contou com apoio da prefeitura, instituições e patrocínio da “Loterias Caixa” do Governo Federal.
Em entrevista à Rede TODODIA, o secretário nacional de Mobilidade Urbana e ex-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, falou sobre a iniciativa. “É muito importante dar abertura à participação e inclusão das crianças, de tantas pessoas, na iniciação ao esporte. Esse é um espaço que nós inauguramos em Santa Bárbara d’Oeste, em 2019, exatamente com esse propósito, de poder abrigar eventos como de hoje, que congregam crianças, jovens e adultos, das modalidades paralímpicas que vem para cá para servir de espelho e incentivo para essas crianças”, afirmou Andia.
O Festival Paralímpico teve como público-alvo crianças e jovens deficientes de 8 a 17 anos, em diversas modalidades como atletismo, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas e badminton. O atleta paralímpico, Gilson Rosa, afirmou que o evento contribui com a conscientização das crianças. “O evento serviu para colocar as crianças na realidade da deficiência. Para nós, é muito bom ampliar esse horizonte, porque elas vão crescer olhando o deficiente de uma maneira mais humanizada. Somos pessoas comuns, normais, e isso já estamos passando para as crianças”, explicou.
“As cidades devem se envolver e participar de eventos como esse, para que comecem a ensinar as crianças a conviver com as diferenças e a gostar do esporte. Para nós, pessoas com deficiência, o esporte melhora a mobilidade, faz com que a gente ganhe mais resistência, inclusão e socialização”, disse Mary Gonçalves, atleta paralímpica do SB Atletismo.