
Cerca de 2.000 trabalhadores participaram ao longo da sexta-feira (24) do 2º Feirão de Empregos da Prefeitura de Hortolândia, realizado na Estação Cidadania de Esportes, no Jardim Amanda 2. Mais de 70 empresas da cidade e da região ofereceram aproximadamente 3.000 vagas em diferentes áreas de atuação.
Logo na entrada do ginásio, os candidatos encontravam um mural com as vagas disponíveis e podiam participar de palestras de reciclagem profissional e motivacionais. Embora o número de participantes tenha sido menor do que o da primeira edição, realizada em julho — que atraiu quatro mil pessoas —, o balanço da prefeitura foi considerado positivo.

Crescimento do emprego reduz procura
Para o prefeito Zezé Gomes, o público menor reflete a boa fase do mercado de trabalho no município. “Como está tendo um número de empregos muito alto na cidade, hoje o fluxo de candidatos diminuiu um pouco. Mas as grandes vagas, os melhores salários, estão sendo ofertados aqui. Até porque o emprego é a dignidade da família”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento, Dimas Corrêa Pádua, reforçou a importância do evento para conectar empresas e trabalhadores. “O Feirão vem em um momento importante, para calibrar o que a empresa demanda e o que nosso trabalhador necessita. A cidade está vivendo um pleno emprego, por isso menos pessoas estão procurando vaga”, disse.
Candidatos aprovam iniciativa
Quem participou do evento elogiou a estrutura e o apoio oferecido. A auxiliar administrativa Nathalia Souza destacou a importância da ação para quem enfrenta dificuldades em conseguir uma vaga. “Tem bastante vaga disponível, o pessoal está bem solícito. Acho que tem de ter mais vezes, porque não é fácil buscar emprego sozinho”, afirmou.
Já o contador Sérgio Ambrosim, que está fora do mercado há seis meses, também aprovou a iniciativa. “É uma oportunidade a mais de conseguir se firmar no mercado. Entreguei bastante currículo e agora vou aguardar os contatos”, disse.

Empresas veem resultado positivo
Para os empregadores, os feirões são uma forma eficiente de contratar e divulgar oportunidades. “É uma ferramenta importante para estar mais próximo das pessoas. Aprovamos e incentivamos. A parceria com a prefeitura é essencial, e estar junto com a comunidade faz a diferença”, comentou Felipe Lopes, coordenador de RH da empresa Desktop.
Novas edições do Feirão de Empregos de Hortolândia devem ser realizadas em 2026.





