A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos abriu inscrições para a 5ª edição do programa Mãe Americanense. A ação é direcionada para gestantes em situação de vulnerabilidade social. As inscrições vão até o dia 30 de junho e podem ser realizadas tanto no site da prefeitura como presencialmente nos CRASs (Centro de Referência de Assistência Social).
O programa Mãe Americanense é desenvolvido em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, CRASs e entidades parceiras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Podem participar gestantes entre 14 e 22 semanas de gravidez, em acompanhamento pré-natal, moradoras de Americana há pelo menos um ano, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam inscritas no Cadastro Único.
A 5ª edição realizada entre 15 de julho a 27 de setembro, com encontros e atividades a cada 15 dias. As gestantes participarão de diversas ações e dinâmicas e receberão orientações sobre saúde, gestação, aleitamento materno, planejamento familiar e desenvolvimento humano.
“Estamos finalizando a 4ª edição do programa Mãe Americanense, iniciada em abril, e já abrimos as inscrições para a próxima edição, para que possamos atender a demanda do município. As atividades são importantes para a integração e suporte às gestantes e seus bebês, fortalecendo os vínculos familiares e da rede de apoio”, explica a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.
No final do programa Mãe Americanense, as gestantes recebem kits de enxoval, compostos por carrinhos de bebê, banheira, bolsa maternidade, roupas, fraldas, produtos de higiene, entre outros itens. O programa conta com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social.