A menos de uma semana para o início da programação do CarnaPraia 2025, evento de Carnaval promovido pela Prefeitura de Americana, moradores e comerciantes da orla da Praia dos Namorados reclamam do abandono do espaço.
A reportagem da TV TODODIA esteve no local e encontrou mato alto por quase toda a extensão da orla, além de água parada nas quadras de areia do espaço e grande quantidade de aguapés na Represa de Salto Grande.
Uma comerciante que pediu para não ser identificada disse que ela própria teve de providenciar a limpeza da área no entorno do estabelecimento. Ela ressaltou a preocupação com a proliferação de mosquitos e outros transmissores de doenças, como o carrapato-estrela, responsável pela febre maculosa.
“Estou preocupada porque o Carnaval está chegando e a situação está a mesma. É uma questão de saúde e do comércio, que acaba prejudicado”, disse.
Morador do bairro, Edson Gracindo comenta que o problema não é recente e também demonstra preocupação. “Tem bastante água parada e o mato está muito alto. Vai ter Carnaval aqui daqui uns dias e a gente não sabe como vai ser. Está muito feio o negócio aqui”, comentou.
O CarnaPraia está previsto para acontecer neste sábado (1º) e domingo (2). De acordo com a Prefeitura, 23 mil pessoas compareceram à última edição do evento, no ano passado.
A reportagem da TV TODODIA questionou a Prefeitura de Americana sobre a limpeza do espaço e a CPFL Paulista, concessionária responsável pela retirada dos aguapés da Represa Salto Grande.

Por meio de nota, a Prefeitura de Americana informou que enviará equipes dos departamentos responsáveis para verificar a situação do local.
“A coordenação da Vigilância Ambiental informou que vai enviar uma equipe de agentes do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) ao local, para averiguação. Com relação à capinação, é realizada de acordo com o cronograma da Secretaria de Meio Ambiente, atendendo todas as áreas públicas”, diz a nota. A Secretaria de Meio Ambiente não informou se há previsão para limpeza nesta semana.
A CPFL Paulista ainda não respondeu à reportagem sobre a retirada dos aguapés da Represa Salto Grande.