A Prefeitura de Americana obteve junto ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo uma ampliação na outorga para captar mais água bruta no Rio Piracicaba para abastecimento do município. De 1.050 litros por segundo, a permissão passará para 1.300 litros por segundo. A melhoria, no entanto, depende do funcionamento da nova captação de água.
O DAEE é o órgão estadual responsável pela gestão dos recursos hídricos paulistas. É ele quem autoriza a captação de água nos mananciais em todo o Estado. Essa ampliação no volume permitido era uma proposta de campanha do prefeito Chico Sardelli (PV), concretizada como uma esperança em meio a uma semana de muitas reclamações de falta d’água na cidade.
“Americana buscava o aumento da outorga. Depois de três vezes que fomos ao DAEE, conseguimos a aprovação, que já consta no Diário Oficial: 1.300 litros por segundo. É uma das obras que é importante para que a gente resolva num curto espaço de tempo a questão da falta d’água na cidade de Americana. A administração do Omar Najar (MDB) fez a nova captação, falta algumas coisinhas aí, mas já já vai estar liberada para poder operar”, afirmou o prefeito, em vídeo publicado nas redes sociais.
CAPTAÇÃO
Para surtir efeito no dia a dia do fornecimento de água da cidade, porém, a nova outorga depende da nova captação, que terá condições de retirar esse volume maior do rio. A obra já deveria ter sido entregue, mas o início da operação segue sem data. A estimativa é que a construção, que custou R$ 17 milhões, está 95% concluída.
A obra começou em 2017 e deveria ter sido entregue no primeiro semestre de 2019, mas uma série de atrasos na obra e nos repasses fizeram a previsão de entrega ser adiada constantemente. Em janeiro, o contrato com a empresa responsável pela construção foi renovado por três meses.
Em coletivas recentes, o prefeito Chico Sardelli afirmou que a obra da captação teve problemas e “cedeu” em alguns pontos.
Na Câmara, o diretor do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Carlos Zappia, disse que faltam alguns itens a serem cumpridos pela empresa antes do equipamento ser colocado em uso. Ele previu a entrega da obra ainda neste semestre.