terça-feira, 8 julho 2025

A mais concorrida

Com 32 candidatos e candidatas postulando as prefeituras, as cidades da região vivem neste domingo as eleições municipais mais disputadas desde a redemocratização do país. O grande número de candidatos deixa os resultados incertos nos municípios, sobretudo em um cenário de pandemia e de disputa com uso intenso das redes sociais.

Além do grande número de candidatos, outro cenário que deixa as disputadas intensas e abertas na região é o fato de os prefeitos de três cidades não terem a possibilidade de reeleição e estarem tentando “fazer” seus sucessores. Em Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste, a partir de 1 de janeiro, ocupará o cargo mais alto do Executivo alguém que nunca sentou em tal cadeira.

Já em Sumaré e Hortolândia, o cenário é diferente, uma vez que Luiz Dalben (Cidadania) e Angelo Perugini (PSD) buscam a reeleição e são, em tese, os candidatos a serem batidos.

Nessas cidades, o legado do atual governo pode ajudar, caso a aprovação seja alta, ou pode prejudicar as campanhas, já que os problemas das cidades tornaram-se vidraças miradas pelos concorrentes.

É fato que, em todos os municípios, os novos prefeitos ou prefeitas enfrentarão grandes desafios causados pela crise econômica que atinge o país por conta da pandemia do novo coronavírus. Aparecem como prioridades a criação de empregos e os investimentos na a saúde pública.

Diante de tanta informação, caberá aos eleitores a missão de escolher, democraticamente, quem comandará a administração dos municípios.

Para o professor de Ciências Políticas da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Fernando Albuquerque Ferreira, nesse cenário sem precedentes, a missão dos eleitores se torna ainda mais difícil e importante.

“Quanto mais candidatos a cidade tem, é mais difícil para o eleitor escolher. São muitas opções, tipos de candidaturas. Então fica mais difícil também para os candidatos conquistarem o voto. O resultado com certeza será muito fracionado”, afirmou o docente.

Ferreira acredita que o grande número de candidatos, tanto para prefeito, quanto para vereadores, pode ter várias explicações. “Com a consolidação do processo democrático, nos últimos anos, as pessoas começaram a perceber que a participação política é importante”, disse.

O professor afirmou que vê três tipos principais de candidaturas dispostas na região. “Tem aqueles com propostas, ideologia, que acreditam no processo eleitoral, são convictos com suas bandeiras. Tem outros ‘outsiders’, que se lançam para ver o que vai acontecer, sem muita pretensão, são os aventureiros. Por último, vejo que, infelizmente, tem aqueles que tratam como possibilidade de status, ascensão social, uma opção de emprego. Esses não se preocupam com partido, ideologia, nada. Têm projetos pessoais”, afirmou Ferreira.

CANDIDATOS DE CADA CIDADE:

Santa Bárbara:

DR. JOSÉPartido: PSD
Número: 55
FABIANO PINGUIMPartido: Podemos
Número: 19
MARCOS FONTESPartido: PSL
Número: 17
RAFAEL PIOVESANPartido: PV
Número: 43

Americana:

ADRIANO DE OLIVEIRAPartido: PSol
Número: 50
CHICO SARDELLIPartido: PV
Número: 43
DELEGADO ALFREDO ONDASPartido: MDB
Número: 15
KIMPartido: Solidariedade
Número: 77
LURDINHA GINETTIPartido: PT
Número: 13
MAJOR CRIVELARIPartido: PSL
Número: 17
MARIA GIOVANAPartido: PDT
Número: 12
RAFAEL MACRISPartido: PSDB
Número: 45
TALITHA DE NADAIPartido: PSD
Número: 55

Sumaré:

DECIO MARMIROLLIPartido: PDT
Número: 12
DR. ROBERTO GUIMARÃESPartido: PTB
Número: 14
GUILHERME DALL’ORTOPartido: Patriota
Número: 51
LUIZ DALBENPartido: Cidadania
Número: 23

Nova Odessa:

BEROCOPartido: PT
Número: 13
CAPITÃO JACKSONPartido: Avante
Número: 70
DR. LOURENÇOPartido: PSDB
Número: 45
DR. NIVALDO*Partido: Republicanos
Número: 10
LEITINHOPartido: PSD
Número: 55
PROFESSOR BIPartido: MDB
Número: 15
TIAGO LOBOPartido: PV
Número: 43

* Com a candidatura indeferida, anunciou sexta-feira que está apoiando Leitinho.

Hortolândia:

CEARÁPartido: Rede
Número: 18
DR. GEORGEPartido: PSDB
Número: 45
DR. ZANARDIPartido: Pros
Número: 90
ELIANE GARCIAPartido: PSol
Número: 50
PERUGINIPartido: PSD
Número: 55
PROFESSOR VALMIRPartido: PT
Número: 13
SARGENTO FRANCOPartido: PRTB
Número: 28
WALTER TATOPartido: Podemos
Número: 19

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também