quinta-feira, 25 abril 2024

Acia orienta sobre coronavírus e lojas decidem ações

Associações comerciais estão tomando precauções para que os comerciantes e os clientes não sejam afetados pelo coronavírus. Shoppings da região anunciaram que trabalharão em horário reduzido (leia texto ao lado). As medidas atendem recomendações das autoridades para evitar aglomeração e contatos físicos desnecessários.

O presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), Wagner Ambuster, declarou que estão sendo tomadas precauções. “Vamos reproduzir material para lojistas de orientações que recebemos do decreto do prefeito, com recomendações e cuidados”. Entre eles, medidas de higiene pessoal e que evitem contato entre pessoas.

“O material tem todo o processo de assepsia, como fazer a lavagem das mãos com sabão corretamente, passar alcool em gel. Evitar aglomeração, com atendimentos personalizados, um a um, mantendo um metro de distância, sem formar grupo”, destaca.

Sobre alteração em horários, Wagner diz que cada loja terá liberdade para definir. “Cada loja que sinta com os funcionários e façam uma dinâmica dentro da realidade de cada um deles. Uma coisa para todos é difícil, cada comércio tem seu jeito”.

O presidente da Acia frisou que procedimentos para que as pessoas tenham pouco contato são recomendados.

“Empresas que podem fazer home office serão orientadas a fazer, as que não podem que façam adaptações. Sabemos que a partir de quinta-feira os ônibus, que transportam os funcionários do comércio, estarão fazendo horário de sábado, para diminuir a aglomeração”, revelou. A reportagem não conseguiu confirmar a informação com a Sancetur, que opera o transporte do município.

SUMARÉ

A Acias (Associação Comercial Industrial Agropecuária Sumaré) suspendeu eventos que aconteceriam este mês, em abril e em maio.

O presidente Juarez Pereira da Silva anunciou que medidas estão sendo tomadas como intensificar a higienização constante do prédio, móveis, aparelhos e documentos.

Os comerciantes também estão sendo orientados para que sigam as recomendações dos órgãos de saúde de evitar cumprimentos com aperto de mão, abraços e beijos.

“Nossa orientação aos associados é que, sempre que possível, mantenham os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, e sem descuidar da higienização. E se houver possibilidade, alterar a grade horário de trabalho dos colaboradores para reduzir a concentração de pessoas no mesmo local”, aponta Juarez.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também