domingo, 6 julho 2025
SP-304

Acidentes na Rodovia Luiz de Queiroz crescem 36,6% no primeiro semestre; 29 radares serão ativados

A média mensal passou de 31 para 42 casos quando comparado com o mesmo período do ano passado
Por
Nicoly Maia

O número de acidentes na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) aumentou 36,6% entre janeiro e junho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 250 ocorrências registradas neste ano, contra 183 em 2024. A média mensal passou de 31 para 42 casos, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP).

Para reforçar a segurança, o DER deve colocar em operação 29 radares de controle de velocidade, já instalados, ao longo da SP-304. Segundo o departamento, até o fim de maio já haviam sido instalados 337 radares em rodovias não concedidas do estado, conforme o edital nº 145/2023.

Os aparelhos estão em fase de testes operacionais, que devem durar 45 dias a partir de 1º de junho, seguidos de um processo de homologação de até 60 dias. Durante esse período, não haverá aplicação de multas.

Acidente que aconteceu em junho na SP-304, apesar do impacto, não houve registro de vítimas | Foto: Divulgação/DER

Em Americana, os dispositivos estarão nos km 121,2; 126,3; 127,4; 128; e 131,2 (dois sentidos), todos com limite de 80 km/h, menor do que os equipamentos que a rodovia já possuiu.

Em Santa Bárbara d’Oeste, os equipamentos ficarão nos km 133,4; 134,3; 137,5 (limite de 80 km/h) e no km 143,4, com limite de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.

Piracicaba terá quatro radares nos km 150,2; 152,7 (110 km/h e 90 km/h), e nos km 167,5 e 168 (70 km/h, em ambos os sentidos).

Os demais equipamentos serão instalados em Jaú (2), Bariri (2), Itaju (3), Ibitinga (3), Novo Horizonte (2) e José Bonifácio (1).

Na área de cobertura da TV TODODIA serão cinco radares em Americana, quatro em Santa Bárbara d’Oeste e quatro em Piracicaba | Foto: Arquivo/TV TODODIA

Para o especialista em projetos viários Creso de Franco Peixoto, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, o traçado da SP-304 favorece o aumento no fluxo de veículos.

“O modelo arco-íris, desenvolvido pela Unicamp, mostra que há uma relação entre o desenho da estrada e o risco de acidentes. No caso da SP-304, o traçado é suave, com rampas, trechos de aceleração e curvas sem raios muito reduzidos. Isso atrai maior volume de tráfego e, mantendo-se o mesmo comportamento dos motoristas, mais acidentes acontecem”, explica.

professor Creso de Franco Peixoto, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp | Foto: Divulgação/Unicamp

Peixoto também relaciona o cenário ao crescimento econômico. Dados da Fundação Seade indicam que o produto interior bruto (PIB) paulista cresceu 1,9% no primeiro quadrimestre de 2025, puxado pelos setores de agropecuária (alta de 7,8%) e serviços (3,1%).

“A atividade econômica tem impacto direto no tráfego rodoviário. Quando a economia melhora, há aumento na movimentação de veículos, o que pode refletir em mais acidentes”, avalia Creso.

Mesmo com a instalação de radares, conhecidos como traffic calming (medidas de moderação de tráfego), ainda é possível observar o chamado “repique de velocidade”. “O motorista reduz no ponto do radar, mas logo depois volta à velocidade anterior.”

Especialista afirma que o traçado da SP-304 favorece o aumento no fluxo de veículos | Foto: Google Maps

Segundo o especialista, o fator central nos acidentes continua sendo o comportamento do condutor. “É o excesso de velocidade e a falta de tempo de reação em situações que exigem manobras rápidas que provocam grande parte dos acidentes.”

Para ele, a função da multa é justamente desestimular esse comportamento “quando se estabelece uma multa ao motorista, qual é o objetivo? É fazer com que ele tenha medo de ser flagrado. Isso é algo mundial: o medo de ser pego, de ter que pagar quantias altas de dinheiro e, pior ainda, perder a carteira. Mas isso é importante para que ele viva mais, mesmo que haja descontentamento ou até ódio por parte de alguns motoristas quando isso acontece.”

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