O MEC (Ministério da Educação) parabenizou a Prefeitura de Americana por apresentar mais de 80% de acompanhamento da frequência escolar. Um ofício encaminhado ao município, com a data de 21 de setembro, foi entregue eletronicamente ao prefeito Chico Sardelli nesta segunda-feira (23).
O índice de acompanhamento da frequência na cidade chega a 100%, segundo o setor de Planejamento da Secretaria de Educação. Este ano, a frequência escolar passou a ser informada diretamente pelas escolas e os dados relativos à presença dos estudantes são enviados ao MEC a cada dois meses.
“Estamos muito felizes com o reconhecimento de um trabalho diário de nossos professores e diretores. Nossas escolas se empenham em garantir que as crianças em idade escolar sejam atendidas pela rede municipal de ensino e o documento confirma o compromisso dos nossos profissionais com a Educação de qualidade para todos”, declarou Chico.
O MEC é parceiro do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) na implementação do programa Bolsa Família, destinado à transferência direta e condicionada de renda às famílias beneficiárias. A presença das crianças na escola é uma das condicionantes para a concessão do benefício.
O vice-prefeito Odir Demarchi celebrou a manifestação do MEC. “A Educação de Americana merece esse reconhecimento. Temos educadores verdadeiramente dedicados aos nossos estudantes e o resultado não poderia ser outro senão o registro completo da presença das crianças nas escolas”, destacou.
No ofício, o ministro da Educação, Camilo Santana, agradece e parabeniza a Prefeitura de Americana, que apresentou mais de 80% de acompanhamento da frequência escolar, superando a meta estabelecida pelo MDS.
“Tal engajamento do município, ao impedir baixos índices de frequência – indicadores da situação de risco que devem ser considerados nas políticas de proteção às famílias – foi fundamental para a permanência de crianças e jovens na escola”, afirmou o ministro.
O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, citou o trabalho de busca ativa desenvolvido nas escolas da rede municipal entre os fatores responsáveis pelo resultado.
“Nossos diretores, coordenadores e professores são de fato comprometidos com o acesso amplo e irrestrito a uma Educação de qualidade e o ofício do MEC comprova a efetividade deste trabalho”, destacou.