A Região Metropolitana de Campinas (RMC) permanece em estado de alerta para chuvas intensas. A Defesa Civil do Estado de São Paulo prorrogou o alerta para chuvas intensas até quarta-feira (5). Além das cidades da Grande São Paulo, a região de Campinas também recebeu o alerta, com um acúmulo de chuva de 162,1 mm em 72 horas, nesta segunda-feira (3).
Para terça-feira (4) e quarta-feira, a RMC tem 60% e 80% de probabilidade de temporais, respectivamente, de acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura). Para os próximos dias, as condições do tempo continuarão semelhantes aos dias anteriores, com predomínio de céu nublado a encoberto e tempo instável e chuvoso.
O Rio Piracicaba está em estado de emergência devido ao elevado índice de chuvas. Segundo medição realizada às 10h desta segunda-feira pelo Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (SAISP), o rio atingiu 4,56 metros de profundidade.
Em Santa Bárbara d’Oeste, o Departamento de Água e Esgoto informou a possibilidade de interrupção no fornecimento de água nesta segunda, consequência do alagamento das cabines de entrada de energia elétrica da Estação Elevatória Santa Alice
A Defesa Civil recomenda evitar áreas de alagamento e ficar atento ao solo, observando rachaduras ou inclinação de árvores e postes. Moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes.