quarta-feira, 1 outubro 2025
CAPACITAÇÃO

Aluno de Americana conquista intercâmbio internacional após desempenho escolar

O município teve dois alunos selecionados para o programa
Por
Nicoly Maia

Vinícius Yuji Vinciguera Iwata, aluno da Escola Professor Martinho Rubens Belluco, em Americana, é mais um jovem brasileiro aprovado no programa Prontos para o Mundo, iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O destino é o Reino Unido. O município de Americana teve dois alunos selecionados para o intercâmbio. “Os professores nos orientaram. Na prova final de inglês eu até achei que não tinha ido tão bem. Ter passado para o intercâmbio foi uma surpresa”, conta Vinícius.

Seleção
O processo para conquistar a vaga começou no 9º ano, com a realização da prova do Saresp. Além do desempenho acadêmico, Vinícius precisou manter boa frequência escolar e se dedicar às aulas de inglês na plataforma digital.

O processo para conquistar a vaga começou no 9º ano, com a realização da prova do Saresp. Foto: Pedro Lucas/TV TODODIA

O programa
São 70 mil alunos da rede pública selecionados no programa. Os escolhidos são os de melhor desempenho e frequência escolar para um curso on-line de inglês. Entre os requisitos estão ter no mínimo 14 anos, estudar na rede pública desde o 6º ano, não ter reprovação e manter presença acima de 90%.

“O intercâmbio, iniciado em 2023 pela Secretaria de Educação, visa contemplar alunos que se destacam na plataforma de inglês. Vinícius atingiu nota 9,15 na prova, acima da média de 7, e ficará três meses no Reino Unido”, explica Sueli Luiza Oliani, supervisora de ensino.

Programa 100% gratuito
O programa ‘Prontos para o Mundo’ cobre todas as despesas dos alunos selecionados. Documentos pessoais, passaporte, visto, hospedagem, aulas, traslados e passagens aéreas são providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Além disso, os alunos recebem uma bolsa-auxílio para despesas pessoais durante a estadia no exterior.

Preparação com aulas de inglês
As aulas oferecidas pelo programa são 100% online, interativas e personalizadas, com turmas organizadas por nível de proficiência (básico, intermediário e avançado). O conteúdo é adaptado ao ritmo de cada estudante, com foco em situações reais que desenvolvem comunicação oral, escrita e compreensão auditiva.

“A plataforma é autoinstrucional e trabalha com leitura, escrita, fala e audição. Vinícius finalizou os 16 níveis de inglês e alcançou um nível avançado”, comenta Cristiane Santinato, professora de inglês.

Reconhecimento e inspiração
O pai de Vinícius, Schuster Iwata, comemorou a aprovação. “Do nada chegou essa notícia. Até assustei porque ele disse que não tinha passado. Foi uma alegria para nossa família.”

Pai acredita que é uma oportunidade de capacitação. Foto: Pedro Lucas/TV TODODIA

Inspiração pra os outros alunos
Para o diretor da escola, Wagner Avelino, a conquista é exemplo e inspiração: “Para nós foi um orgulho. Temos um aluno que se destacou ao longo do tempo e das atividades escolares, atravessando o oceano e levando o nome da nossa escola.”

Uma conquista
Para a família, a aprovação representa mais que uma vitória pessoal. Os pais, que se conheceram enquanto moravam fora do Brasil, veem a oportunidade como um marco de superação e aprendizado. “Pra mim foi uma emoção enorme. O período que morei fora foi enriquecedor, conheci a mãe dele lá e nossa história começou assim. Pra ele também será algo inesquecível”, afirma Schuster.

Mensagem de incentivo
Vinícius segue sua preparação para embarcar no intercâmbio e dá uma dica para quem deseja seguir o mesmo caminho. “Se esforçarem, principalmente os alunos do 9º ano quando forem fazer a prova do Saresp, vocês também podem conseguir. Por isso que eu passei a partir dessa provai”, destaca.

Mais do que uma conquista pessoal, a vitória de Vinícius se torna exemplo para toda a comunidade escolar prova de que, com dedicação e oportunidade, é possível cruzar oceanos em busca de sonhos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também