quarta-feira, 19 novembro 2025

Aluno de Americana recebe medalha de ouro

O estudante Kaynan Lima de Matos, de 13 anos, aluno da Emef (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Florestan Fernandes, do bairro Morada do Sol, em Americana, vai receber em Campinas e em Salvador (BA) a medalha de ouro que ganhou na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática de Escola Pública). Em Campinas, a cerimônia será hoje, às 10h e, em Salvador, no dia 8 de julho. 

Da Rede Municipal de Ensino de Americana 43 alunos e dois professores foram premiados na Olimpíada. Destes, 37 estudantes receberam medalhas de Menção Honrosa; dois ganharam medalhas de bronze, um, de prata e um, de ouro. Os professores vão ganhar diplomas de homenagem e livros de apoio à formação em matemática. 

“Parabéns especial ao pai e à mãe de Kaynan. A Secretaria de Educação reconhece e parabeniza os professores e alunos pelo honroso prêmio, motivo de orgulho para a Rede Municipal de Americana. Parabéns a todos alunos e professores premiados”, disse a secretária de Educação, Evelene Medina. 

“Para mim é um orgulho ser professora de um menino tão talentoso como o Kaynan. É uma premiação pessoal também, a consagração de todo um trabalho realizado na escola”, disse a professora de Matemática da Emef, Renata Bosso, que vai acompanhar seu aluno Kaynan em Campinas e Salvador. É a primeira vez que a escola recebe uma medalha de ouro. 

“Normalmente sou um aluno dedicado na escola. Em casa gosto de pesquisar aqueles assuntos da escola que tenho pouco conhecimento”, disse Kaynan, que não acreditou muito em ter recebido a medalha de ouro quando foi verificar sua premiação. “Primeiro procurei pela Medalha de bronze. Quando vi que foi ouro achei que tinham colocado errado. Não acreditei. Achei que era um sonho. Fiquei muito feliz. Foi uma surpresa muito grande”, disse. 

Os pais de Kanyan, Francisco Alves e Eliana Matos, se sentem orgulhosos, e vão acompanhar o filho em Campinas e Salvador. 

“Para a gente é um prêmio. Para o pai é uma maravilha”, confessou Alves. “Estou com a emoção a mil. Muito feliz. Eu sempre acreditei na capacidade dele”, disse a mãe Eliana. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também