sexta-feira, 19 abril 2024

Alunos ganham medalhas lançando foguetes

Seis estudantes do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), câmpus Hortolândia, conquistaram medalha na 23ª OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e na 14ª MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), realizadas anualmente pela SAB (Sociedade Astronômica Brasileira), em parceria com a AEB (Agência Espacial Brasileira).

Fabrício Alcassa, Danielle e Gabrielly dos Santos Chagas conquistaram ouro nas modalidades real e virtual da mostra; Isadora Caroline Deodato e Samuel Sousa Silva ganharam ouro no lançamento virtual, ficando com o bronze no disparo real.

Além disso, Danielle dos Santos Chagas e Mateus Rodrigues de Miranda conquistaram medalha de prata na OBA. Pelo desempenho, os dois participarão das seletivas dos alunos que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais em 2021 e terão oportunidade de receber bolsas de graduação nos Estados Unidos.

Segundo a pedagoga Caroline Jango, da Coordenadoria Sociopedagogica do Câmpus Hortolandia, 11 estudantes do câmpus participaram da OBA deste ano, realizada de forma virtual, nos dias 12 e 13 de novembro, obtendo notas de até 8,75.

Já a MOBFOG 2020 teve duas modalidades: a real e a virtual. Nos lançamentos reais, os alunos tinham que lançar foguetes construídos com garrafas PET, a fim de obter o maior alcance horizontal possível. Na modalidade virtual, projetaram seus foguetes através do software OpenRocket com o objetivo de obter o maior alcance vertical possível.

“Na modalidade real, a equipe lançou seu foguete construído de garrafa PET no alcance de 190 metros. Na modalidade virtual, a equipe obteve o apogeu de 595 metros”, informou o professor Marcelo Cardinali, responsável pela inscrição e pelo acompanhamento do grupo de estudantes em ambos os eventos.

A equipe dos estudantes Isadora Caroline Deodato e Samuel Sousa Silva conquistou bronze no lançamento real com 62 metros de alcance horizontal e ouro no lançamento virtual com 483 metros.

“Esse ano foi recorde de medalhas na OBA e MOBFOG. No meio de tantas atividades escolares e dificuldades impostas pela pandemia, pude acompanhar o empenho e a dedicação deles nas olimpíadas. Isso mostra que estamos no caminho certo e conseguindo motivar nossos estudantes”, avalia ele.

A OBA e a MOBFOG são realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, entre alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio em todo território nacional. O objetivo é fomentar o interesse dos jovens por Astronomia, Astronáutica e ciências afins.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também