A Guarda Municipal de Americana lançou, na tarde desta segunda-feira (11), um novo sistema de patrulhamento aéreo.
O equipamento, composto por um drone, será utilizado como parte de um programa mais amplo de segurança pública.
O drone atuará em patrulhas autônomas, buscas por pessoas desaparecidas e apoio a investigações criminais. O objetivo é reduzir furtos, assaltos e ampliar a sensação de segurança na cidade.

Equipamento de alta tecnologia
O drone é equipado com três câmeras – grande-angular, telefoto e termográfica – e consegue operar em um raio de até 10 km de distância, a uma altura máxima de 500 metros, zoom de até 56 vezes e alta resolução (8K para fotos e 4K para vídeos).
Além disso, possui também sensores ambientais integrados para vento, chuva e temperatura, bem como câmeras internas e externas com visão tipo “olho de peixe”, permitindo vigilância de decolagem e pouso e do ambiente.
A nova tecnologia permite que o patrulhamento seja feito de forma automatizada, por meio de uma rota pré-definida, com zoom de longo alcance e detecção de calor, possibilitando inspeções e fiscalizações mesmo em locais de baixa visibilidade.
As imagens geradas pelo equipamento serão monitoradas em tempo real pelo Centro de Segurança e Inteligência (CSI) da Gama e pelos patrulheiros nas viaturas e na base móvel.
“Desde o início do nosso mandato, na elaboração do nosso plano de governo, definimos a área da segurança pública como prioridade. Nunca escondi de ninguém o meu apreço e meu carinho pelas guardas municipais. A população quer ter segurança para andar na rua, estar com a família, e não tenho dúvidas de que é isso que está acontecendo em Americana, com grandes investimentos em segurança e tecnologia. Esses novos equipamentos vêm para somar ao excelente trabalho desempenhado pela Gama na proteção dos americanenses”, destacou o prefeito Chico Sardelli.

Integração com base de operação automática
O novo equipamento, projetado para operações não tripuladas e ininterruptas, vai operar em conjunto com a DJI Dock 2, uma estação compacta que permite o lançamento, pouso e recarga automática do drone, sem necessidade de intervenção humana frequente.
Durante a cerimônia de lançamento do Patrulhamento Aéreo, o coordenador de Planejamento da Gama, Wendeo Santos, explicou sobre o funcionamento do drone e fez uma apresentação prática, demonstrando a importância do aparelho para a segurança pública do município.
“Esse investimento faz parte de uma revolução tecnológica pela qual a Gama vem passando desde o ano de 2021. Agradeço ao prefeito Chico e ao vice Odir pela confiança e pela oportunidade de podermos buscar o que é de melhor para a segurança do nosso município, tornando a cidade de Americana uma das pioneiras no uso dessa tecnologia. Graças ao trabalho em equipe da administração, conquistamos esse novo equipamento que vai agregar muito à corporação”, ressaltou o comandante da Guarda, Marco Aurélio da Silva.