
O dia 27 de agosto de 2025 entrou para a história de Americana. A data marca os 150 anos de fundação do município, reconhecido por sua importância econômica, cultural e social na região. Para celebrar o aniversário, a Prefeitura organizou um evento especial na entrada da cidade, na Avenida Antonio Pinto Duarte, na manhã desta quarta-feira (27).
Reunindo autoridades, moradores e visitantes, o ato simbólico destacou a trajetória e o desenvolvimento do município ao longo de um século e meio. “Estou muito orgulhoso de ser o prefeito da cidade em uma data tão importante como essa. Parabéns ao povo americanense, minha gratidão a todos aqueles que escolheram Americana ou aqueles que aqui nasceram. Meus parabéns!”, disse o prefeito Chico Sardelli (PL).
Homengens
Todos os ex-prefeitos foram lembrados, e dois deles, que estavam presentes, receberam uma homenagem. Pedro Peol, que esteve à frente do Executivo em 2015, e Diego De Nadai, prefeito entre 2009 e 2014. De Nadai, inclusive, destacou que voltou a falar em público em Americana após 11 anos.
Cápsula do tempo
O momento mais simbólico da celebração foi o estabelecimento da Cápsula do Tempo, criada para guardar registros importantes da cidade. O artefato será reaberto apenas daqui a 50 anos, quando Americana completar 200 anos de história.
A cápsula foi personalizada de forma voluntária pelo artista plástico Rafael da Silva Seleghini, que utilizou técnicas mistas, unindo tinta acrílica, spray e projeção, para representar, por meio da pintura, a Estação Ferroviária de Americana, que serviu como porta de entrada para a cidade durante anos. Além disso, também registrou a bandeira do município e referências históricas, como o algodão e a melancia.
TODODIA na cápsula
Entre instituições e veículos de imprensa, cada um foi chamado para depositar seu material na cápsula. A TV TODODIA foi representada pelo Diretor de Operações, Édison Carone, que inseriu o exemplar especial desenvolvido neste mês em comemoração ao aniversário da cidade. Uma camisa do Rio Branco, uma fivela da Festa do Peão e documentos da Basílica Santo Antônio foram alguns materiais depositados na cápsula.
Após o registro de todos os materiais na cápsula, ela foi enterrada em frente ao letreiro comemorativo dos 150 anos, que está justamente no portal da cidade. Ali permanecerá até 2075.