quarta-feira, 2 julho 2025
SAÚDE

Americana confirma 29 mortes por dengue e registra mais de 8 mil casos positivos em 2025

A vítima é uma mulher de 68 anos, residente no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima
Por
Diego Rodrigues

O município de Americana, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou, nesta quarta-feira, o vigésimo-nono óbito causado pela dengue na cidade em 2025.

A vítima é uma mulher de 68 anos, residente no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima, que estava internada em um hospital particular e veio a óbito em 28 de fevereiro.

Inicialmente, o caso foi descartado pela Vigilância Epidemiológica, em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) – Campinas. Contudo, após reavaliação realizada pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), o resultado foi considerado positivo e o óbito atribuído ao sorotipo 2 da dengue. Até esta quarta-feira, Americana registrou 8.895 casos confirmados da doença em 2025.

De acordo com a Prefeitura, o município promove diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti por meio da campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, que visa mobilizar a população para eliminar criadouros.

Foto: arquivo/SECOM

Entre as iniciativas estão mutirões de limpeza e remoção de focos, distribuição de materiais informativos, uso de drones para identificar locais propícios em imóveis fechados, visitas domiciliares feitas pelos agentes e nebulização com inseticida, realizada tanto manualmente (com bomba costal) quanto por veículos. O Programa Municipal de Controle da Dengue já realizou mais de 86 mil visitas em residências de vários bairros, com orientações e inspeções.

Desde o início de fevereiro, um mutirão percorreu mais de cinquenta mil imóveis em toda a cidade, vistoriando e eliminando criadouros. Nessa operação, foram recolhidas mais de 9 toneladas de materiais considerados potenciais focos do mosquito.

A vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em todas as UBSs do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h – nas unidades da Praia Azul e São Vito o atendimento ocorre até às 20h.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também