
O município de Americana confirmou, nesta quinta-feira (12), a primeira morte por dengue em 2026.
A vítima é um homem de 56 anos, residente do bairro Jardim da Paz, que faleceu no dia 6 de janeiro. O paciente, que possuía histórico de hipertensão, estava sob cuidados em um hospital da rede privada.
Panorama Epidemiológico
Embora o cenário atual apresente uma redução drástica em comparação ao mesmo período de 2025 (quando foram registrados 723 casos em janeiro), a Vigilância Epidemiológica mantém o alerta.
Até o momento, a cidade soma 14 casos confirmados, distribuídos por diversos bairros:
- Balneário Riviera.
- Jardim Colina.
- Jardim Brasil.
- Jardim da Mata.
- Jardim da Paz.
- Jardim Imperador.
- Jardim Ipiranga.
- Morada do Sol.
- Jardim Nossa Senhora Aparecida.
- Parque Novo Mundo.
- Santa Catarina.
- São Manoel.
- São Vito.
- Terramérica.
Ações de Enfrentamento
A Secretaria de Saúde segue com frentes de trabalho intensificadas para frear a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Com orientações aos moradores e vistorias em quintais, além das ações de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), vistorias em pontos estratégicos e imóveis especiais e ações educativas em eventos, praças, instituições e unidades de saúde.
A conscientização sobre a doença também está sendo intensificada por meio de uma campanha nas ruas, nos veículos de comunicação e nos canais digitais. Com o lema “A dengue não vai ter vez em 2026”, a iniciativa busca disseminar as dicas práticas para eliminação de possíveis criadouros do mosquito, bem como os sintomas da dengue e como proceder em caso de suspeita da doença.
Vacinação Disponível
A imunização contra a dengue continua sendo uma prioridade para o público de 10 a 14 anos. Confira os horários e locais:
- Onde: Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
- Horário Geral: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
- Horário Estendido: UBS Praia Azul e UBS São Vito atendem até as 20h.





