terça-feira, 11 fevereiro 2025
EDUCAÇÃO

Americana e Nova Odessa conquistam ‘Selo Ouro de Compromisso com a Alfabetização’

Prêmio reconhece esforços e iniciativas de políticas que assegurem o direito à alfabetização das crianças
Por
Isabela Braz
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Representantes dos governos de Americana e Nova Odessa estiveram em Brasília (DF), nesta segunda-feira (10), para a cerimônia de entrega do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, que reconhece esforços e iniciativas bem sucedidas de gestão das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças.

O prefeito de Nova Odessa, Leitinho (PSD) e o Secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, estiveram no município para trazer para os municípios o selo ouro entregues pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Ao todo, 4.187 municípios receberam o selo: 2.592 na categoria Ouro (incluindo Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara, Sumaré e Piracicaba), 1.062 na categoria Prata, (incluindo Paulínia e Limeira), e 533 na categoria Bronze. No prêmio para os Estados, São Paulo recebeu o selo prata.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana/Prefeitura de Nova Odessa

O prefeito Leitinho agradeceu a equipe da educação e os pais na busca da alfabetização das crianças. “Se não fosse as crianças, eu não estaria aqui em Brasília recebendo esse selo tão maravilhoso para nossa cidade”, disse o prefeito.

Ghizini, representando o prefeito Chico Sardelli (PL), também agradeceu o trabalho da equipe, em especial aos professores e pedagogos que atuam na educação do município. “Todos eles trabalharam na sala de aula, na sala de aula, na estrutura das equipes para que nós alcançássemos esse resultado. Prefeito Chico tem pedido mais empenho ainda na educação e tenho certeza que a celebração de hoje é importante mas isso é só o começo”, destaca.

Selo Nacional

A iniciativa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), lançado em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC). Durante o evento foram homenageados os municípios que alcançaram o selo na categoria ouro e os estados condecorados com categoria ouro, prata e bronze.

Lula declarou que foi feito um acordo com quase 6 mil prefeitos para que fosse feito um desafio e fosse assumido uma responsabilidade de até 2030, chegar pelo menos 80% das crianças alfabetizadas até o segundo ano escolar. “Não é difícil, muito menos impossível, se a gente tiver vontade de fazer. Se a gente assumir isso como um compromisso de honra, como uma profissão de fé”, ressaltou Lula.

Entre os objetivos está o incentivo à adoção de práticas de gestão comprometidas com as metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA. Outras finalidades são a sistematização e a disseminação de práticas bem sucedidas, estimulando o compartilhamento de conhecimentos e inovações nas políticas de alfabetização.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, já são mais de 600 mil professores sendo apoiados na formação para alfabetização.

“O objetivo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi exatamente construir, com os entes federados, ouvindo estados e municípios, ouvindo professores, secretários e secretárias, essa grande construção coletiva. Nós não acreditamos em política pública que seja de cima para baixo, nós acreditamos em políticas públicas efetivas e com resultados se ela for construída de baixo para cima, ouvindo as realidades de cada região”, afirmou o ministro.

Ainda neste ano, após os resultados do ano letivo de 2024 serem sistematizados e divulgados, será realizada uma segunda premiação, focada no reconhecimento de quem cumpriu as metas definidas para o CNCA, expressas no percentual de crianças alfabetizadas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também