No último sábado (7), Americana alcançou a marca de 620 menores de 15 anos imunizados durante o Dia D de multivacinação. Onze unidades de saúde abriram suas portas ao longo do dia para atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes, oferecendo proteção contra várias doenças, incluindo sarampo, coqueluche, hepatite, meningite, paralisia infantil, influenza e Covid-19.
O secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, destacou: “Neste sábado, intensificamos a vacinação nas crianças, garantindo um amplo acesso, especialmente para os pais que enfrentam dificuldades durante a semana. Com isso, fortalecemos a imunização dos menores e ampliamos a cobertura vacinal em nosso município”.
O Dia D ocorreu em todas as regiões de Americana, nas unidades dos bairros Parque Gramado, Jardim Dona Rosa, Vila Mathiensen, Jardim Boer, Praia Azul, São Vito, Antônio Zanaga, Jardim Brasil, Jardim Ipiranga, São Domingos e Vila Galo.
A campanha contou com o apoio do Rotary Club Americana e Rotary Club Americana-Ação, além das Secretarias de Educação e de Assistência Social e Direitos Humanos. Trenzinhos foram disponibilizados para transportar as crianças até as unidades do Parque Gramado, Dona Rosa, Mathiensen e Boer, com embarque e desembarque em escolas dessas regiões.
A diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel, enfatizou: “É importante esclarecer que a campanha de multivacinação continua normalmente e as vacinas permanecerão disponíveis nas unidades de saúde. Os pais que não puderam levar seus filhos neste sábado podem procurar uma de nossas unidades básicas durante a semana”.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.