Americana começou ontem a vacinar contra o coronavírus idosos residentes das 25 ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) cadastradas no município, como asilos e casas de repouso. Equipe da Vigilância Epidemiológica começou a percorrer as instituições e vai vacinar 700 pessoas, metade idosos e metade colaboradores dos locais.
É o primeiro município da região a começar a vacinar os idosos, além de profissionais de saúde. O cronograma foi elaborado juntamente com as instituições e a vacinação deverá se estender pelos próximos dias.
“Conforme orientação de documento técnico emitido pela Secretaria Estadual da Saúde, apenas os idosos institucionalizados estão contemplados nessas primeiras doses”, esclareceu o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Neste primeiro dia, 132 pessoas foram vacinadas. As primeiras instituições a receberem a vacina foram o Lar São Vicente de Paula, no bairro São Domingos, e o Residencial Benaiah, no Jardim Terramérica.
Também foram vacinados idosos e funcionários do Lar dos Velhinhos, que presta Serviço de Acolhimento Institucional para pessoas idosas em parceria com a prefeitura através do Suas (Sistema Único de Assistência Social).
Ao todo, 68 pessoas foram imunizadas no Lar dos Velhinhos. O serviço cuida de 35 idosos, que foram afastados do convívio familiar por situações de risco pessoal e social, segundo a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Americana.
Até sexta-feira (22) foram 720 vacinados em Americana, todos profissionais de Saúde da linha de frente. Segundo a prefeitura, o “vacinômetro” será atualizado na manhã de hoje, mas o número já deve subir para pelo menos 852. Americana recebeu 3 mil doses e tem 3.738 profissionais de saúde.
REGIÃO
Hortolândia, que recebeu 2.840 doses e tem cerca de 1.800 profissionais, já tinha imunizado 138 profissionais de saúde até quinta-feira (21).
Até as 16h de ontem, segundo a prefeitura, já haviam sido aplicadas 1.078 doses da vacina contra Covid-19. Dentre os vacinados, os cerca de 100 funcionários do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) receberam a primeira dose contra o vírus.
Nova Odessa terminou de vacinar ontem os 55 profissionais da Saúde da Unidade Respiratória e deu início à nova fase que imunizará, durante a semana, 190 servidores do Hospital e Maternidade Dr. Acilio Carreon Garcia que atuam na linha de frente, entre eles médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. A cidade recebeu 360 doses e tem 1,3 mil profissionais de saúde.
Santa Bárbara, que recebeu 1.560 doses da vacina, e tem 3,4 mil profissionais de saúde, tinha, até sexta, vacinado 217 pessoas. Com mais 63 doses, já são 280 imunizados. Foram vacinados trabalhadores do hospital de campanha, Hospital Santa Bárbara e Pronto-Socorro Dr. Edison Mano, “que atuam diretamente no atendimento”, segundo a prefeitura.
Sumaré divulgou ontem que, até domingo (24), 566 trabalhadores da Saúde da linha de frente haviam recebido a primeira dose da vacina. O município recebeu 2.680 doses. A região já tem cerca de 2.800 vacinados.