quinta-feira, 18 abril 2024

Americana intensifica fiscalização de uso de máscara e faz alerta

A fiscalização do uso obrigatório de máscaras vai aumentar em Americana e os estabelecimentos que já foram notificados e forem flagrados com clientes ou funcionários sem máscaras podem ser fechados. A decisão da prefeitura foi tomada na quarta-feira (17), após reunião do Comitê de Combate à Covid-19. 

Segundo a administração, o comitê deliberou por ampliar o trabalho de fiscalização do uso de máscaras nos estabelecimentos do município, “assim como o cumprimento de todas as regras de distanciamento que garantam o funcionamento seguro dos espaços”. O uso de máscaras é obrigatório também em espaços públicos. 

Desde que a utilização de máscaras se tornou uma obrigatoriedade, o trabalho da Uvisa (Unidade de Vigilância Sanitária) e da Gama (Guarda Municipal de Americana) foi no sentido de orientação. O tom do Executivo sempre foi de orientar e não multar. 

Estabelecimentos foram notificados, comerciantes informados da necessidade de garantir que os trabalhadores estejam equipados e que cobrassem dos clientes as regras de segurança. 

Agora, segundo a prefeitura, a partir dos próximos dias, com aumento de pessoal, incluindo também membros do comitê juntos à Gama e à Uvisa, o trabalho será intensificado e naqueles estabelecimentos em que já houve algum tipo de notificação, as empresas estarão sujeitas até ao fechamento de em caso de reincidência. 

“Diante de um quadro de pandemia, em que a Covid-19 avança, o formato atual de funcionamento dos estabelecimentos só seguirá acontecendo se todos fizerem a sua parte. Utilizar máscaras reduz o poder de transmissão da doença significativamente, portanto o comitê entende ser fundamental que todos continuem atentos às regras”, disse o secretário de Negócios Jurídicos de Americana, Alex Niuri. 

O trabalho de conscientização vem ocorrendo também com o apoio da Unidade de Desenvolvimento Econômico e com representantes da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) e demais entidades de classe, destaca o Executivo. A reportagem pediu detalhes sobre o aumento da fiscalização, mas não obteve retorno. 

EM SUMARÉ, MEDIDA FOI ADOTADA ESTA SEMANA 

Com o avanço da pandemia no interior do Estado, a Prefeitura de Sumaré começou a intensificar a fiscalização no início da semana, por meio da Guarda Civil Municipal, da Vigilância Sanitária e do Setor de Fiscalização. 

O trabalho também envolve, segundo a prefeitura, “orientação da população quanto à obrigatoriedade do uso da máscara, em especial nas proximidades dos estabelecimentos reabertos recentemente”. 

A administração também conta com veículos divulgando mensagens de conscientização nas ruas da cidade. 

A população pode contribuir com a fiscalização fazendo denúncias pelo 153 da Guarda Municipal. A Vigilância Sanitária também pode ser acionada pelo telefone 156. 

Em Hortolândia, a prefeitura informou, por meio do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, “que realiza fiscalização todos os dias, com equipes distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite, e 99% da população tem usado máscara”. 

Embora o prefeito Angelo Perugini (PDT), ao alertar para o aumento de casos, já tenha citado que cogita multar as pessoas sem máscaras, Hortolândia segue somente orientando. 

“O trabalho de orientação é realizado com a população, comerciantes e empresários, que se têm mostrado colaborativos”, informou. 

O TODODIA questionou também as prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa se elas pretendem aumentar o rigor na fiscalização, mas não houve resposta até o fechamento desta edição. 

Foto: Ernesto Rodrigues | TodoDia Imagem

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também