quinta-feira, 25 abril 2024

Americana já tem estrutura e deve usar drive-thru para vacinar

A Prefeitura de Americana informou estar com a estrutura pronta e que deve usar o formato drive-thru na campanha de vacinação contra o coronavírus, anunciada nesta segunda-feira (7) pelo Governo do Estado para começar a partir de 25 de janeiro. O Estado sugeriu às prefeituras que usem o drive-thru, o que deve acontecer.

A reportagem questionou as prefeituras da região se elas possuem estrutura e condições necessárias para a vacinação anunciada pelo Estado, se pretendem realizar parte da vacinação no formato drive-thru, e indagou ainda quantos servidores municipais, dentre guardas e profissionais de saúde, trabalharão na campanha.

Em nota, a Prefeitura de Americana respondeu que “a rede pública municipal de saúde possui estrutura suficiente para atender a demanda, conforme o cronograma informado pelo governo estadual. A Secretaria de Saúde dispõe de rede de frios, com capacidade para o devido armazenamento do imunizante. Quanto aos insumos, a responsabilidade pelo fornecimento para vacinação é do governo estadual”.

Sobre a realização da campanha com uso de drive-thru – em que as pessoas não precisar sair dos veículos para serem vacinadas -, a Prefeitura afirma que deve acontecer. “A secretaria não descarta fazer uso dessa modalidade, como fez nas de vacinação contra Influenza, recentemente”.

O Executivo relatou que ainda não tem um número de servidores que atuarão em todo o processo. “O dimensionamento de pessoal para a realização da campanha ainda não está definido, porém todos os trabalhadores da atenção básica e Vigilância Epidemiológica estarão envolvidos, com o apoio logístico de outros setores da prefeitura, se necessário”, conclui a nota.

A Prefeitura de Hortolândia informou em nota que “aguardará as orientações dos planos estadual e federal sobre a vacinação contra a Covid-19, responsáveis pela organização de campanhas, inclusive sua programação e destinação de insumos”. Depois, divulgou a programação do Estado e ressaltou que o Executivo ainda aguarda mais orientações.

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa disse, também em nota, que “os insumos usados na aplicação da vacina dependem dos programas estadual e federal de imunização. Portanto, a pasta vai esperar os insumos destinados ao Covid-19 chegarem”.

As prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré também foram questionadas, mas não se pronunciaram oficialmente sobre o tema até o fechamento desta edição.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também