Domingo, 25 Julho 2021

Americana oferece 'xepa' da vacina contra Covid-19

CidadesVacinas

Americana oferece 'xepa' da vacina contra Covid-19

De acordo com Secretaria de Saúde, pessoas que residem em Americana com idade entre 55 e 58 anos podem se dirigir a qualquer unidade básica de saúde do município e deixar seu nome e um telefone de contato em uma lista

A medida tem o objetivo de evitar o desperdício de doses do imunizante contra a Covid-19 (Foto: Divulgação)

Prática adotada em cidades como Campinas, Santa Bárbara d'Oeste e Sumaré, a chamada "xepa da vacina" começou a ser implantada também em Americana. A medida tem o objetivo de evitar o desperdício de doses do imunizante contra a Covid-19.

Conforme informações da Secretaria de Saúde, pessoas que residem em Americana com idade entre 55 e 58 anos podem se dirigir a qualquer unidade básica de saúde do município e deixar seu nome e um telefone de contato em uma lista.

Quando houver um excedente de vacina - com doses sobrando no final do dia de vacinação dentro do frasco aberto naquele período - os funcionários da unidade irão ligar para as pessoas da lista para que se dirijam até a unidade e recebam a dose. As pessoas que deixarem o nome serão chamadas pela ordem da listagem quando houver disponibilidade.

Em Santa Bárbara, a aplicação de doses remanescentes já vem ocorrendo. Todos os dias, após o fim da vacinação às 17h, as doses que sobram nos três pontos da campanha são destinadas até as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Cidade Nova e Jardim Europa, onde as equipes da saúde entram em contato com pessoas que já têm o cadastro da vacinação. As doses são aplicadas até as 19h. Essas pessoas são chamadas seguindo critérios de idade.

Sumaré também adota estratégia de uso das doses remanescentes no final do dia. A vacinação na cidade vai até as 16h e, após esse horário, as doses dos frascos já abertos são aplicadas nas pessoas que estiverem na fila, também priorizando os mais velhos. A recomendação para quem tem interesse nas doses remanescentes é chegar aos pontos de vacinação após as 15h30.

CAMPINAS

Em Campinas, a prefeitura tem chamado oficialmente a ação de "gestão de doses sobrantes". Nesta quarta, o município abriu um agendamento em seu site para que qualquer pessoa acima de 18 colocasse seu nome na lista da "xepa da vacina". Após grande procura, o cadastro foi suspenso temporariamente.

O município tem adotado essa estratégia para evitar a perda de vacinas desde o início da pandemia, com diferentes grupos podendo se cadastrar.

Segundo a Administração, a pessoa chamada precisa chegar ao Centro de Imunização que a contactou em no máximo 20 minutos após receber o contato. É preciso morar em Campinas e ter comprovante de endereço no próprio nome, além de informar um telefone válido para a convocação.

O interessado deve preencher o cadastro com todas as informações solicitadas, se comprometer a ir apenas após chamado, no dia e horário informados, e se convocado, assinar o Termo de Ciência e Aceite de que está recebendo dose sobrante. O morador que recebe a primeira dose como dose sobrante tem garantida a segunda dose da vacina. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 26 Julho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/