A Prefeitura de Americana promoveu nesta quinta-feira (26), no Teatro Municipal Lulu Benencase, um evento de reconhecimento às unidades da rede básica da saúde pelo desempenho nos indicadores do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, utilizado como referência para o financiamento dos serviços prestados pelos municípios na atenção primária.
Foram convidados ao menos quatro profissionais de cada unidade da rede municipal. As unidades contempladas foram as três melhores no ranking geral em cada um dos sete indicadores avaliados no programa. Esses indicadores atuam sobre quatro linhas de cuidado na área da atenção primária: pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e condições crônicas.
“Nós estamos trabalhando para cada dia mais melhorar os números e os índices, e a população ser bem atendida e bem cuidada”, disse o prefeito Chico Sardelli (PV).
O secretário de saúde, Danilo Carvalho, valorizou o trabalho desenvolvido. “É uma forma de agradecer e incentivar as nossas equipes e mostrar que a nossa gestão está atenta ao trabalho que eles vem desempenhando. Esse resultado é fruto do trabalho deles.”
Danilo Carvalho ainda explicou que dentro do Previne Brasil institui uma métrica chamada Indicador Sintético Final (ISF), no qual o resultado considerado satisfatório é acima de 7, Americana ficou com 7.6. Ainda de acordo com o secretário, “dentre os municípios de 200 mil habitantes na RMC (Região Metropolitana de Campinas), nós fomos os mais bem posicionados”, complementou.
O Previne Brasil foi instituído em todo o país em 2019 e começou a ser implementado em 2020. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da atenção primária.
Quanto maior a nota, maior o incentivo financeiro. Esses recursos chegam e servirão principalmente para a compra de insumos e a manutenção das unidades de saúde. Com investimento em ampliação dos serviços, Americana conta atualmente com 20 unidades que compõem a rede de atenção primária.
Veja abaixo os sete indicadores do Previne Brasil e as três unidades de saúde premiadas em cada um deles:
Indicador 1: Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas (sendo a primeira até a 20ª semana de gestação)
3º lugar: Jd. Ipiranga
2º lugar: Zanaga I
1º lugar: Jd. Alvorada
Indicador 2: Proporção de gestantes com realização de exames para Sífilis e HIV
3º lugar: Praia Azul
2º lugar: Zanaga I e Jd Brasil
1º lugar: Jd. Alvorada
Indicador 3: Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado
3º lugar: Praia Azul
2º lugar: Zanaga I e Zanaga II
1º lugar: Jd. Alvorada
Indicador 4: Cobertura de exame citopatológico (Papanicolau)
*Nenhuma unidade de saúde atingiu a meta mínima e, por isso, esse indicador não resultou em prêmios.
Indicador 5: Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente
3º lugar: Zanaga I
2º lugar: Mario Covas
1º lugar: Parque Liberdade e Zanaga II
Indicador 6: Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre
3º lugar: Dona Rosa
2º lugar: Vila Mathiensen
1º lugar: Jd. Guanabara
Indicador 7: Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada
3º lugar: Jd. São Paulo
2º lugar: Vila Mathiensen
1º lugar: Cariobinha