A Prefeitura de Americana realizou a 9ª Mostra Cultural Afro-brasileira de Americana nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, das 16h às 20h, no Teatro Municipal Lulu Benencase. A entrada foi gratuita.
Foram várias apresentações artísticas para celebrar a cultura e a diversidade. A abertura do evento será realizada por Benedito Samuel Barbosa, conhecido como Seu Dito Preto. Ele comentou sobre a importância da data.
“Nós lutamos tanto para criar o dia 20 de novembro que é uma data que referenda toda a questão da nossa resistência e luta. Zumbi morreu nesta data para que construíssemos um mundo diferente. O 20 de novembro traz pra gente uma emoção tão grande. Uma vontade de trabalhar, mostrar aquilo que temos e transformar o que nos oprime”, disse Dito Preto.
Em seguida, dez grupos e coletivos se apresentaram, cada uma com duração de dez minutos. A programação inclui capoeira, dança e música. Entre os grupos participantes estão: Estação Quilombo, UNEGRO, Associação Motta Capoeira, Tenda Ancião Zózimo, Centro Cultural Candeeiro, Grupo Abadá, Instituto Cultural de Capoeira Raízes e Lutas, Projeto Força e Fé, Maracatu Estação Quilombo, Tendas de Umbanda Águas de Tembetá, Coletivo Povos e Etnias, Coletivo O Grito e Orquídea Negra.