segunda-feira, 14 julho 2025
RESILIÊNCIA CLIMÁTICA

Americana reconhece Estado de Emergência Climática e cria plano municipal de adaptação

Medida inédita na região cria comissão com representantes do poder público e sociedade civil para desenvolver estratégias de resiliência diante das mudanças climáticas
Por
Felipe Gomes
Grupo com representantes do poder público e da sociedade civil deverá definir metas e estratégias. Foto: Prefeitura de Americana

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PL), decretou Estado de Emergência Climática e determinou a criação da Comissão Intersetorial Climática (CIC), responsável pela elaboração e implementação do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência Climática. A iniciativa alinha Americana às diretrizes da Agenda 2030 da ONU, voltadas ao enfrentamento das mudanças do clima.

De acordo com o decreto, publicado no último sábado (12) no Diário Oficial do Município, a comissão deve ser composta por representantes de diversas secretarias municipais, como Meio Ambiente, Saúde, Educação e Defesa Civil, e por membros da sociedade civil, incluindo o Consórcio PCJ, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Barco Escola da Natureza, o Rotary Club de Americana, a Associação Comercial e Industrial de Americana (Acia) e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).

Entre os objetivos da comissão estão, definir áreas prioritárias para ações de adaptação, estabelecer mecanismos de financiamento e transferência de conhecimento, implantar sistemas de monitoramento com metas de desempenho, além de garantir ampla participação social por meio de campanhas de conscientização e educação ambiental.

O plano deverá ser elaborado conforme orientações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e terá revisão periódica a cada quatro a seis anos. Caberá ao Comdema analisar e aprovar as propostas elaboradas pela comissão, com possibilidade de referendo da Câmara Municipal. 

O decreto prevê ainda que o município se comprometa ainda com uma transição rumo a uma economia social e ambientalmente sustentável, com metas claras de redução de carbono e justiça climática.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também