Domingo, 17 Outubro 2021

Americana registra 100% dos leitos de UTI ocupados

Americana registra 100% dos leitos de UTI ocupados

Americana chegou nesta segunda-feira à taxa de 100% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nos quatro hospitais do município. Es
Americana chegou nesta segunda-feira à taxa de 100% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nos quatro hospitais do município. Essa é a primeira vez que não há leitos disponíveis em nenhuma das unidades desde o início da pandemia. São 87 pessoas internadas nos leitos com respiradores.

Desde o início do mês, a cidade tem registrado altos índices de ocupação dos leitos, e essa lotação já teria ocorrido antes se não fosse o incremento no número de leitos feito pela Prefeitura de Americana no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, que foi de 15 unidades para 21 ao longo das últimas semanas.

A lotação já vinha sendo computada nos hospitais particulares e, por diversos dias, apenas poucos leitos públicos estavam disponíveis.

A situação também é preocupante entre os leitos de enfermaria, já que a taxa de ocupação chegou nesta segunda em 99%, com 86 dos 87 leitos ocupados. O único leito vago está no Hospital São Lucas.

AMPLIAÇÃO

No início de março, a Prefeitura de Americana informou que faria uma ampliação no número de leitos de UTI do HM até que o número chegasse em 30. Para isso, estavam previstos remanejamentos internos na unidade, contratação de profissionais, aluguel e compra de respiradores.

Em nota, a prefeitura esclareceu que ainda não foi possível a ampliação para os 30 leitos de UTI, pois o processo de compra dos respiradores está em curso e depende de trâmites burocráticos. “O setor de compras da Secretaria de Saúde tem atuado permanentemente sobre esse processo para dar celeridade à aquisição dos equipamentos”, trouxe a nota.

A prefeitura afirmou ainda que caso não haja mais condições operacionais para atender à demanda excedente de pacientes, “o HM terá como única opção colocar pacientes na fila de espera da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross)”.

A Secretaria de Saúde reforçou o pedido para que a população de Americana colabore, evitando aglomerações, cumprindo com todos os protocolos de higienização e usando máscara. “Apesar de haver lotação de 100% dos leitos, o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi vem empreendendo todos os esforços para adequar leitos e garantir assistência adequada aos pacientes”, afirmou a prefeitura na nota.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 17 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/