
Mais de 12 mil alunos da rede municipal de Americana retornam às aulas nesta semana com novidades na infraestrutura e continuidade de projetos pedagógicos. Durante o recesso, unidades escolares passaram por manutenções, aquisição de materiais e organização estrutural para garantir um ambiente adequado e seguro para os estudantes.
“Mesmo durante as férias, o trabalho da Secretaria de Educação não parou. As escolas aproveitaram o período para cuidar da infraestrutura, com apoio do PDDEM e dos conselhos escolares já instituídos”, afirmou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini. Implantado na atual gestão municipal, o Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal permitiu às unidades aplicar recursos diretamente em melhorias locais.
Segurança
Além da manutenção, o secretário destacou a permanência da Guarda Municipal nas escolas, garantindo mais segurança para alunos e profissionais da educação. Também foram organizadas a logística da merenda e ações de preparação pedagógica para o segundo semestre.
Parceria
Ghizini citou a continuidade de formações em parceria com a Unicamp, projetos com uso de tecnologia e reforço da alfabetização. “Recebemos o selo ouro do Ministério da Educação em cinco escolas de Ensino Fundamental, um reconhecimento do trabalho de excelência da nossa rede”, afirmou. A alfabetização, segundo ele, começa desde a creche e a educação infantil, com uma proposta de formação integral.

Piso reajustado
Outro destaque é a valorização dos profissionais. Americana manteve o reajuste do piso salarial dos professores, hoje fixado em R$ 4.867,77 para 40 horas semanais. “Conseguimos garantir esse direito novamente, e aqui nossos profissionais recebem até mais, já que esse valor é o salário base sobre o qual incidem os demais benefícios”, disse.
Rede municipal
A rede municipal atende 5,6 mil crianças em creches, EMEIs e Casas da Criança e 6,6 mil estudantes do Ensino Fundamental em CIEPs, no CAIC e em EMEFs. São, ao todo, 11 escolas de Ensino Fundamental, 15 EMEIs, 8 creches, 16 Casas da Criança e o Centro Municipal de Educação do Autista “Tempo de Viver”.
Fila de espera diminui
Em relação à demanda por vagas, a fila de espera nas creches deve ser reduzida com a inauguração de uma nova unidade no Jardim Boer, que já foi adiada pelo menos duas vezes, prevista para o dia 1º de agosto. “É uma parceria com o governo do Estado e já está acertado que as crianças começarão as aulas na próxima semana”, explicou. Americana mantém três processos de inscrição para creches por ano, dois já realizados e o terceiro previsto para setembro.