quarta-feira, 2 julho 2025
COMBATE AO CRIME

Americana sedia encontro regional da CRIM e reforça integração no combate ao crime

O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Americana (FAM) e reuniu representantes da área de segurança de aproximadamente 50 municípios da região
Por
Andressa Oliveira

Americana foi sede de mais uma edição do Encontro da CRIM  (Central Regional de Inteligência e Monitoramento), na manhã desta quarta-feira (2). O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Americana (FAM) e reuniu representantes da área de segurança de aproximadamente 50 municípios da região.

O principal objetivo do encontro foi fortalecer a integração entre os municípios que utilizam o Sistema Sentry, conhecido como Muralha Digital, por meio da apresentação de novas tecnologias e ferramentas voltadas à prevenção e combate à criminalidade.

Durante a solenidade, o vice-prefeito de Americana, Odir Demarchi, destacou a importância do evento para a cidade e para a região,”É uma oportunidade única aqui em Americana. A cidade nunca sediou um encontro tão importante como esse, especialmente quando falamos em tecnologia no combate à criminalidade que tem afetado toda a nossa região. Estamos felizes, porque Americana apresenta bons resultados “, comentou Demarchi.

Foto:Reprodução/TV TodoDia/Raul Rodrigues

O prefeito Chico Sardelli não pôde comparecer, mas enviou uma mensagem em vídeo aos participantes, reforçando o compromisso da administração com investimentos em segurança e tecnologia.

O comandante da Guarda Municipal de Americana (GAMA), Marco Aurélio, também participou do encontro. Ele apresentou os avanços da cidade no combate ao crime organizado e destacou uma importante redução nos índices de furto de veículos,”Hoje, em Americana, temos uma redução de 80% nos casos de furto de veículos. Os índices estão abaixo até mesmo do período da pandemia, quando havia pouca circulação. Essa reunião serve para desenvolver novas ferramentas e garantir ainda mais segurança no futuro “,destacou Aurélio.

O coordenador da CRIM, William Barbanera, reforçou a importância da troca de informações entre as cidades e anunciou a ampliação da rede de municípios integrados ao sistema,“Hoje somos 51 municípios,com os novos participantes que aderiram neste encontro, passamos a 53 cidades que trocam informações em tempo real, por meio de sistemas integrados entre as guardas municipais e equipes de inteligência”disse Barbanera.

Foto:Reprodução/TV TodoDia/Raul Rodrigues

A CRIM é uma estrutura criada por órgãos de segurança pública, como guardas municipais e polícias, para monitorar áreas urbanas e rurais em tempo real. A central opera com câmeras de vigilância, softwares de análise de dados e integração com outras instituições, como Samu, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Com a ampliação da rede e o reforço da colaboração entre os municípios, a expectativa é que a tecnologia continue sendo uma grande aliada no combate à criminalidade em toda a região.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também