A Prefeitura de Americana suspendeu para esta terça-feira (18) a vacinação contra a Covid-19 no esquema drive-thru, mas seguirá com as aplicações normalmente por meio de agendamento on-line, tanto para primeira, quanto segunda dose.
Nesta segunda-feira, 1.895 doses da vacina foram aplicadas, sendo 633 de primeira dose e 1.262 doses de reforço em idosos com 64 anos ou mais – incluindo nesse grupo o prefeito Chico Sardelli (PV), que recebeu a segunda aplicação da Coronavac no drive-thru da UBS Cillos.
Enquanto era vacinado, Chico aproveitou para agradecer e homenagear os profissionais de saúde que estão atuando na campanha e disse que estava contente em completar sua imunização. “Para combater o vírus, viva a vacina. Vacina, já, para todo brasileiro”, disse.
Conforme informações da prefeitura, a primeira dose foi aplicada em 478 pacientes com comorbidade, duas pessoas com deficiência, três portadores de Síndrome de Down, 27 profissionais da saúde, um doente renal crônico, 12 gestantes e puérperas e 110 idosos com 60 anos ou mais.
A segunda dose foi aplicada em 1.226 idosos, 28 profissionais de saúde e oito pacientes acamados.
Com a vacinação desta segunda, Americana chegou a 82.200 doses aplicadas, sendo 53.330 da primeira dose e 28.870 da segunda.
Em nota, a prefeitura afirmou que, “devido à baixa procura”, não haverá vacinação pelo sistema drive-thru nesta terça-feira (18). A imunização continua por meio de agendamento no site da Secretaria de Saúde, www.saudeamericana.com.br.
HORTOLÂNDIA
Após troca de farpas com o Governo do Estado, por meio de notas à imprensa na semana passada, a Prefeitura de Hortolândia inicia nesta terça a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac em idosos com 65 anos ou mais. Serão vacinados os munícipes que fizeram o agendamento e forem contactados pela Secretaria de Saúde.
A aplicação da segunda dose será feita somente na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professora Zenaide Ferreira de Lima Seorlin, localizada na Rua José Camilo de Camargo, 333, Remanso Campineiro.
A vacinação acontece das 8h às 12h e das 13h às 15h30.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os idosos devem levar o comprovante de vacinação, que é entregue no dia da aplicação da 1ª dose, e CPF.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, pessoas das demais faixas etárias que também estavam agendadas para a 2ª dose da CoronaVac devem aguardar para serem imunizadas assim que houver disponibilidade de mais doses da vacina pelos governos estadual e federal.