![](https://s.tododia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/SITE-FOTOS-9-3-1024x576.jpg)
Americana adotará o uso de drones e e sistemas de inteligência artificial para mapeamento de casos de dengue no município. O anuncio foi feito pelo secretário de Saúde da cidade, Danilo de Oliveira, na manhã desta sexta-feira (14) durante o evento “Todos contra a Dengue”.
A ação baseada nas tecnologias serão incrementadas ao trabalho já realizado pelos 42 agentes que visitam os imóveis para orientar os moradores e inibir os focos do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com o secretário, os drones serão utilizados conforme a solicitação dos agentes, para mapear locais onde não for possível realizar a vistoria.
“Com essa visão aérea, poderemos ver terrenos que até então estavam isolados, casas com piscinas inadequadas. É mais uma ferramenta de monitoramento”, detalhou o secretário.
Além disso, será realizado um monitoramento digital, no qual todos os casos da cidade serão mapeados para identificar as regiões que possam, eventualmente, registrar um aumento no número de pessoas contaminadas pela dengue.
Aumento da temperatura, chuvas e circulação de diferentes tipos de vírus
O médico infectologista Arnaldo Gouveia Junior, que também participou do evento, explica que há dois motivos principais para o crescimento dos casos quando comparados os anos de 2023 e 2024. O primeiro é o fenômeno climático, com o aumento das chuvas e das temperaturas, e o segundo é a circulação simultânea de diferentes tipos de vírus.
“Isso faz com que, mesmo quem já teve dengue, tenha a possibilidade de pegar de novo. Essas duas coisas juntas estão causando a tempestade perfeita”, disse o infectologista.
De acordo com o Painel de Arboviroses do estado de São Paulo, Americana registra 690 casos confirmados de dengue em 2025. Além disso, 154 estão em investigação e 960 foram descartados.
O aumento tem sido considerável em relação ao ano passado. Em janeiro de 2024, foram confirmados 33 casos de dengue em Americana. Já no primeiro mês deste ano, o número disparou para 551 casos confirmados. Um aumento de 1.669%.
A primeira morte por dengue em Americana em 2024 aconteceu no dia 26 de março. Já em 2025, a primeira vítima da doença faleceu no dia 12 de janeiro, um homem de 41 anos, morador do bairro Santa Cruz.
No evento, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, também foi lançada a campanha “Todos contra a dengue – Pra não deixar água parada, tem que se mexer”.
![](https://s.tododia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/SITE-FOTOS-10-1-1024x576.jpg)
CUIDADOS COM A DENGUE
Para quem for picado pelo mosquito, é essencial ficar atento aos sintomas e tomar os cuidados necessários com a doença:
- – Principais sintomas: febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, mal-estar, vômito e diarreia;
– Hidratação é o tratamento mais eficaz. A recomendação é de 60 ml por quilo;
– Atenção à medicação escolhida, especialmente para quem faz uso de anticoagulantes;- – Procurar uma unidade de saúde. Em caso de sintomas leves, ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS); para sintomas intermediários, procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA); e, se surgirem sintomas graves, dirigir-se ao hospital.