O primeiro dia da nova faixa etária da vacinação contra a Covid-19 em Americana foi de alto índice de procura pelo imunizante: receberam a primeira dose 945 idosos com 68 anos ou mais. Nesta Sexta-feira Santa (2), feriado, não haverá vacinação na cidade. A campanha será retomada na segunda-feira e o esquema de vacinação será divulgado ao longo do final de semana.
Nesta quinta (1), funcionou apenas o drive-thru da Avenida Antônio Pinto Duarte, próximo ao portal de entrada da cidade. A vacinação também ocorreu nas unidades de saúde por meio de agendamento no site da Prefeitura. Para o novo grupo, a Prefeitura recebeu esta semana 4.090 doses de vacina CoronaVac, sendo 1.870 para a primeira dose e 2.220 para a segunda dose, que terá início na próxima semana.
O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), e o vice, Odir Demarchi (PL), acompanharam a vacinação no portal da cidade e inclusive auxiliaram no recebimento das doações de alimentos que estão sendo feitas pela população que vai até o local para se vacinar. Nas redes sociais, o prefeito incentivou a doação.
“Quem vier se vacinar, pode aproveitar esse momento tão esperado e especial, e ter uma grande atitude: doar alimentos pra quem mais precisa. Não é obrigatório, é apenas um gesto para ajudar quem está passando dificuldades nesse momento. Estamos passando por um momento difícil, mas, juntos, vamos superá-lo”, escreveu.
REGIÃO
A vacinação do grupo de 68 anos já começou também em Hortolândia, e começa hoje em Sumaré. Foram recebidas pela cidade 1.710 novas doses da CoronaVac para esse público. A aplicação ocorre em nove pontos de vacinação espalhados por todas as regiões da cidade. Também será retomada a vacinação de segunda dose, nos mesmos pontos.
Em Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa, a nova faixa etária começará a ser vacinada na segunda-feira (5).
CENÁRIO
Após registar o mês mais letal desde o início da pandemia, o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas apresentou nesta quinta nova elevação na taxa de mortalidade, atingindo novo recorde. O índice alcançado foi o de 24 novas mortes por Covid para cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
Em contrapartida, a ocupação de leitos hospitalares apresentou ligeira queda, ficando em 89,6% dos leitos de UTI ocupados. O índice se manteve acima dos 90% ao longo das últimas duas semanas. vacina | Drive-thru da Avenida Antônio Pinto Duarte durante a vacinação nesta quinta