Domingo, 28 Novembro 2021

1ª dose a adolescentes em Americana segue parada

AmericanaVacinação

1ª dose a adolescentes em Americana segue parada

Cidade paralisou vacinação há mais de uma semana e diz não ter Pfizer 

O agendamento para essa faixa etária está suspenso(Divulgação/Prefeitura de Americana)

 Adolescentes entre 12 e 17 anos continuam sem vacinas para a primeira dose contra a Covid-19 em Americana. O agendamento para essa faixa etária está suspenso na cidade há mais de uma semana, desde quinta-feira (23), segundo a Secretaria de Saúde da cidade por falta de doses da vacina da Pfizer - a única autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicação em menores de idade.

A Secretar de Saúde informou ter recebido nesta quinta-feira (30) mais 7.581 doses de vacinas. São 2.325 AstraZeneca para aplicação de segunda dose, 3.576 da Pfizer, também exclusivamente para segunda dose, e 1.680 da CoronaVac, para aplicação de primeira dose.
A prefeitura diz que ainda não tem data para retomada.
A administração alega que "aguarda a chegada de lote específico de vacina, para retomar a vacinação nesse público-alvo".
JOGO DE EMPURRA
Já a Secretaria de Estado da Saúde informou que foram enviadas na semana passada as doses de Pfizer para contemplar os adolescentes.
A informação foi contestada pelo município à época, justificando que a quantidade era insuficiente para o público previsto (considerando projeções do IBGE para a faixa etária) e que parte das doses não poderia ser aplicada nos mais jovens devido à fabricante.
Em relação às doses desta semana, a secretaria estadual esclareceu que não houve reserva para adolescentes, pois é aguardado o envio pelo Ministério da Saúde.
O órgão estadual informou que "a plataforma VaciVida mostra um 'saldo' de 19,8 mil doses ainda a serem aplicadas, uma vez que foram recebidas 356,7 mil e aplicadas 336,9 mil".
O município também rebateu, justificando que o sistema não considera perdas e a atualização das aplicações do dia.
"O Estado envia doses suficientes em quantidade idêntica para aplicação de primeira e segunda dose nos públicos-alvo e em tempo oportuno para a vacinação, de acordo com o cronograma estabelecido no Programa Estadual de Imunização (PEI), e conforme recebe novas remessas do Ministério da Saúde", reiterou a secretaria estadual.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/