terça-feira, 2 dezembro 2025
VALIDADE VENCIDA

Açougue do Zanaga descarta mais de 720 kg de alimentos impróprios após ação da Vigilância

Produtos estavam vencidos, sem identificação e com alterações sensoriais; denúncia partiu de morador via SAC
Por
Nicoly Maia
O proprietário responderá a processos administrativos, e novas fiscalizações serão realizadas para verificar o cumprimento das normas sanitárias. Foto: Reprodução

A Vigilância Sanitária de Americana descartou 728,97 kg de alimentos impróprios para consumo em um açougue do bairro Antônio Zanaga, na tarde desta terça-feira (2). A operação ocorreu após uma denúncia registrada no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura.

Produtos vencidos e carnes sem identificação
Durante a inspeção, os fiscais encontraram alimentos com prazo de validade expirado, como fubá, farinha de rosca, macarrão, sucos em pó e diferentes marcas de cerveja e refrigerante.

Além disso, três freezers continham carnes sem identificação, com validade expirada e sinais evidentes de deterioração — mudança de cor, textura e forte odor.

Itens descartados
Foram descartados imediatamente diversos cortes de carne bovina (174,58 kg), linguiça (241,018 kg), carne seca (8,685 kg), peixe (29,697 kg), carne suína (65,9 kg), carne de frango (186,1 kg), rabada (18,89 kg) e carne assada (4,1 kg).

Todo o material foi encaminhado ao Aterro Sanitário, com apoio da coleta pública de resíduos.

Estabelecimento segue funcionando
Apesar das irregularidades nos produtos, a estrutura do comércio estava adequada, motivo pelo qual o local não foi interditado. O proprietário responderá a processos administrativos, e novas fiscalizações serão realizadas para verificar se as normas sanitárias serão cumpridas.

População ajuda a fiscalizar
O diretor da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa), Antônio Donizetti Borges, destacou a importância da denúncia anônima realizada pelo morador. “As denúncias feitas pelos cidadãos são fundamentais para agirmos rapidamente e evitarmos riscos à saúde pública. A atuação da equipe foi precisa e garantiu a retirada imediata de produtos que poderiam causar danos aos consumidores”, afirmou.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Eliane Ferreira, reforçou o compromisso da equipe. “Nosso trabalho é contínuo e rigoroso. Situações como esta mostram a necessidade de mantermos uma rotina intensa de inspeções e de orientarmos os comerciantes. A saúde da comunidade é nossa prioridade”, disse.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também