
Americana iniciou a distribuição de repelentes para gestantes que realizam acompanhamento pré-natal nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. A iniciativa tem como objetivo reforçar a proteção contra o mosquito Aedes aegypti e faz parte da campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”.
O repelente distribuído contém 25% de icaridina, substância recomendada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), garantindo proteção eficaz por até 10 horas contra o mosquito transmissor da dengue.
A UBS do bairro São Vito foi a primeira a iniciar a entrega dos repelentes durante as consultas regulares de pré-natal. A medida foi elogiada pela gestante Ariane da Costa Patrocínio, de 26 anos, moradora do bairro Vila Belvedere. “Eu já faço uso contínuo de repelentes, pois me sinto mais segura em relação à dengue. Agora, com o fornecimento pela unidade básica, será ainda melhor e mais prático”, ressaltou Ariane.
O repelente foi entregue à gestante pela enfermeira da unidade, Bruna Marques de Santana. “Essa medida garante às gestantes maior proteção contra o mosquito da dengue, o que também se traduz em um período gestacional mais seguro e tranquilo”, destacou Bruna.
A entrega continuará sendo realizada durante as consultas de pré-natal em todas as unidades da rede básica de saúde do município.
“Nosso objetivo é garantir que todas as mulheres tenham acesso a medidas preventivas eficazes durante a gestação. A distribuição do repelente é mais um passo importante no combate à dengue e na proteção das mães e bebês”, ressaltou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.